Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Multivibrador.
O primeiro esquema é o multivibrador mais simples. Apesar de sua simplicidade, seu escopo é muito amplo. Nenhum dispositivo eletrônico pode ficar sem ele.
A primeira figura mostra seu diagrama de circuitos.
Os LEDs são usados como carga. Quando o multivibrador está funcionando, os LEDs mudam.
Para montar, você precisa de um mínimo de peças:
1. Resistores de 500 ohm - 2 peças
2. Resistores 10 kOhm - 2 peças
3. Capacitor eletrolítico 47 uF a 16 volts - 2 peças
4. Transistor KT972A - 2 peças
5. LED - 2 peças
Os transistores KT972A são transistores compostos, ou seja, no caso deles existem dois transistores e possuem alta sensibilidade e podem suportar uma corrente significativa sem dissipador de calor.
Quando você conseguir todas as peças, arme-se com um ferro de solda e desça para a montagem. Para realizar experimentos, não é necessário fazer uma placa de circuito impresso, você pode montar tudo montando na parede. Solda como mostrado nas figuras.
Os desenhos são feitos especialmente em diferentes ângulos e você pode considerar em detalhes todos os detalhes da instalação.
E como usar o dispositivo montado, deixe sua imaginação lhe contar! Por exemplo, em vez de LEDs, você pode colocar um relé, e esse relé para alternar uma carga mais poderosa. Se você alterar os valores de resistores ou capacitores, a frequência de comutação será alterada. Ao alterar a frequência, você pode obter efeitos muito interessantes, desde um ruído na dinâmica, até uma pausa por muitos segundos ...
Retransmissão de fotos.
E este é um circuito simples de retransmissão de fotos. Este dispositivo pode ser usado com sucesso onde você quiser, para iluminar automaticamente a bandeja de DVD, para acender a luz ou para sinalizar a entrada em um gabinete escuro. São fornecidas duas opções. Numa modalidade, o circuito é ativado pela luz e o outro pela sua ausência.
Funciona assim: Quando a luz do LED atinge o fotodiodo, o transistor se abre e o LED-2 acende. O aparador ajusta a sensibilidade do dispositivo. Como um fotodiodo, você pode usar um fotodiodo de um mouse antigo. LED - qualquer LED infravermelho. O uso de um fotodiodo infravermelho e LED impedirá a interferência da luz visível. Como LED-2, qualquer LED ou uma cadeia de vários LEDs é adequado. Você pode usar uma lâmpada incandescente. E se você colocar um relé eletromagnético em vez de um LED, poderá controlar lâmpadas incandescentes poderosas ou algum tipo de mecanismo.
Os desenhos fornecem os dois circuitos, a pinagem (localização das pernas) do transistor e o LED, bem como o diagrama de fiação.
Na ausência de um fotodiodo, você pode pegar o transistor antigo MP39 ou MP42 e cortar a caixa na frente do coletor, da seguinte maneira:
Em vez de um fotodíodo, a junção pn do transistor precisará ser incluída no circuito. Qual deles funcionará melhor - você precisa determinar experimentalmente.
Amplificador de potência no chip TDA1558Q.
Este amplificador tem uma potência de saída de 2 X 22 watts e é simples o suficiente para repetição por presuntos novatos. Esse esquema será útil para caixas de som caseiras ou para um centro de música caseiro que pode ser feito a partir de um MP3 player antigo.
Para montá-lo, você precisará de apenas cinco partes:
1. Chip - TDA1558Q
2. Capacitor 0,22 uF
3. Capacitor 0,33 uF - 2 peças
4. Capacitor eletrolítico de 6800 uF a 16 volts
O microcircuito possui uma potência de saída bastante alta e é necessário um radiador para resfriá-lo. Você pode usar um radiador do processador.
Toda a montagem pode ser feita por montagem em superfície sem o uso de uma placa de circuito impresso. Primeiro, o microcircuito deve remover os pinos 4, 9 e 15. Eles não são usados. A contagem das conclusões vai da esquerda para a direita, se você as mantiver com as conclusões para si e para marcar. Em seguida, endireite suavemente os resultados. Em seguida, dobre os pinos 5, 13 e 14 para cima, todos esses pinos estão conectados ao power plus. No próximo passo, incline as conclusões 3, 7 e 11 para baixo - isto é menos o poder, ou "terra". Após essas manipulações, enrosque o microcircuito no dissipador de calor usando pasta condutora de calor. As figuras mostram a instalação de diferentes ângulos, mas eu ainda explico. As conclusões 1 e 2 são soldadas juntas - essa é a entrada do canal correto; um capacitor de 0,33 μF deve ser soldado a elas. Do mesmo modo, é necessário fazer as conclusões 16 e 17. O fio geral para uma entrada é um sinal de menos alimento ou "terra".
Solde o fio power plus aos pinos 5, 13 e 14. O mesmo fio é soldado à adição do capacitor 6800 uF. As conclusões 3, 7 e 11 também são soldadas por um fio, e esse fio é soldado ao menos do capacitor de 6800 uF. Em seguida, a partir do capacitor, os fios vão para a fonte de energia.
Os pinos 6 e 8 são a saída do canal direito, 6 pinos são soldados ao sinal positivo do alto-falante e os pinos 8 ao sinal negativo.
Os pinos 10 e 12 são a saída do canal esquerdo, o pino 10 é soldado ao sinal positivo do alto-falante e o pino 12 ao sinal negativo.
O capacitor de 0,22 uF deve ser soldado em paralelo com os terminais do capacitor 6800 uF.
Antes de aplicar energia, verifique cuidadosamente se a instalação está correta. Na entrada do amplificador, você precisa colocar um resistor de dupla variável de 100 kOhm para ajustar o volume.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send