Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
A escada de Jacob - chamados dois eletrodos, localizados como na figura. É provavelmente a aplicação mais bonita do arco elétrico :)))
Mas funciona assim: na parte inferior dos eletrodos, um arco aparece, o ar ao seu redor aquece e sobe, o arco também sobe e sai, e o processo se repete. A distância entre os eletrodos na parte inferior deve corresponder à distância máxima de ocorrência do arco e entre os eletrodos na parte superior - a distância máxima do arco. A corrente deve ser de pelo menos 5 mA. Para ligá-lo, usaremos o conversor na linha.
ATENÇÃO!
Essas correntes e tensões são mortais! Você pode facilmente se machucar. Você constrói este circuito por sua conta e risco. Aviso - risco de incêndio!
Aqui estão as regras básicas de segurança:
1. Use apenas uma mão (coloque a outra mão no colo ou no bolso)
2. Botas com sola isolada,
3. Use uma vara de madeira ou um alicate isolado ao tocar ou operar um circuito elétrico,
4. Soldando, desconecte a corrente.
5. Leia com atenção precauções de segurança!
Segurança Elétrica
Regras para trabalhar com eletrodomésticos e fiação:
1. Sempre trate a eletricidade com respeito. Tenha cuidado, atenção e, ao trabalhar com dispositivos elétricos e fiação, pense em cada ação.
2. Verifique se o local de trabalho está bem iluminado para ver o que você está fazendo. Muitas vezes, durante os reparos, é necessário usar uma lanterna elétrica com bateria para iluminar o local de trabalho.
3. Nunca toque em alguns fios expostos com a mão, mesmo se tiver certeza de que o circuito está desconectado. Pode acontecer que, por engano, o circuito permaneça ligado ou ligado. Use um testador de voltagem para garantir que não haja voltagem.
4. Posicione os fios desencapados para que um não possa tocar o outro, mesmo que por acidente.
5. Ao torcer, conecte os fios e isole a torção. Somente então prossiga para a próxima conexão.
6. Nunca interfira na fiação elétrica. Sempre desligue a energia antes de abrir o aparelho ou as conexões elétricas.
7. Não confie nas alças isoladas da ferramenta ou nas luvas isolantes elétricas como medida de proteção contra choques elétricos. Eles protegem, mas apenas no caso de contato acidental com fios expostos ao vivo.
8. Evite trabalhar na fiação e nos dispositivos em locais úmidos. Se o local estiver úmido, coloque uma tábua seca sob os pés e fique sobre ela. Use botas com sola de borracha para maior proteção.
Ao substituir as luminárias, desligue a iluminação e abaixe cuidadosamente a luminária. Remova as tampas das extremidades da torção e toque os plugues nas extremidades nuas dos fios preto e branco. Se a lâmpada acender, os fios serão energizados. Verifique os interruptores e tomadas da mesma maneira.
9. Antes de concluir o reparo, analise suas ações para garantir que você não se esqueceu de fazer nada.
10. Sempre isole as extremidades com conectores de fio certificados ou fita.
Nunca use fitas adesivas de papel de carta ou qualquer outro substituto.
Em geral, em eletricidade - a corrente que mata. Se os fluxos forem baixos, há um pouco de perigo.
Este circuito possui correntes de alta tensão que o tornam significativamente perigoso.
65W CFL pode fornecer 65mA facilmente (65W / 1000v)!
E se você olhar a figura abaixo, verá que mais de 50mA é fatal.
Etapa 1 Trabalhar com CFL
As lâmpadas fluorescentes compactas podem ter diversos formatos e tamanhos. Geralmente, quanto maior o consumo de energia, maior a tensão produzida. Para esse tópico, peguei uma lâmpada de 65 watts.
A maioria das CFLs tem semelhanças no trabalho)). Todos eles têm 4 fios que saem deles. Os fios estão em pares e cada par está conectado a um fio em uma lâmpada.
As lâmpadas fluorescentes compactas que encontrei possuem alta voltagem em fios externos. Você só precisa conectar os fios externos à bobina principal do transformador flyback.
Etapa 2 Preparação do transformador
Os transformadores Flyback vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos. Escolha grande.
O problema com o transformador flyback é encontrar 3 pinos de 10 a 20 pinos. Um pino será um aterramento de alta tensão, os outros dois serão os pinos da bobina principal, que será conectada à CFL.
ATENÇÃO - se você deseja remover o transformador da TV ou do CRT, toda a responsabilidade é sua.
Etapa 3 Fase final
Aqui está a aparência de um modelo acabado de alta tensão.
Lembre-se, isso é tensão DC. Se você precisar de CA de alta tensão, remova o diodo embutido ou encontre um transformador flyback antigo que não possua um diodo embutido.
Lembro-lhe de ter muito cuidado, você está lidando com tensões muito altas e correntes de alta tensão!
Etapa 4 Possíveis melhorias
A primeira vez que criei esse design, ele imediatamente funcionou. Eu usei 26 watts CFL.
Decidi colocar uma CFL maior e fiz tudo como no primeiro design. Mas ela não funcionou. Fiquei desapontado
Mas quando reconectei o tubo fluorescente de quatro fios, o CFL funcionou novamente. Lembre-se, eu usei apenas fios externos e deixei dois fios internos sozinhos.
Então eu coloquei o resistor no fio externo e interno. O design parecia funcionar! Mas em segundos, o resistor se esgotou rapidamente.
Então eu decidi usar um capacitor em vez de um resistor. O capacitor permite fluxos de corrente alternada, mas bloqueia a corrente contínua, enquanto o resistor permite fluxos de corrente alternada e corrente contínua através dele. Além disso, o capacitor não aquece porque fornece um caminho de baixa impedância para os fluxos CA.
O capacitor trabalhou mais tempo! E os arcos elétricos produzidos eram muito grandes e grossos.
Mais uma vez, lembro que, ao soldar, desconecte a corrente.
Preste atenção na foto de baixo! Veja a foto abaixo (onde os fios se encaixam) - A corrente está quebrada !!!
A escada de Jacob - um dos experimentos bonitos e muito perigosos! Boa sorte
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send