Fonte de alimentação de laboratório de um computador ATX

Pin
Send
Share
Send

Se você possui uma fonte de alimentação de computador antiga (ATX) em casa, não a jogue fora. Afinal, você pode fazer uma excelente fonte de alimentação para fins domésticos ou de laboratório. A modificação será mínima e, no final, você obterá uma fonte de energia quase universal com várias tensões fixas.

As fontes de alimentação de computadores têm alta capacidade de carga, alta estabilização e proteção contra curto-circuito.

Eu peguei esse bloco. Todo mundo tem uma placa com várias tensões de saída e uma corrente de carga máxima. Tensões básicas para operação contínua 3,3 V; 5 V; 12 V. Existem também saídas que podem ser usadas para uma corrente pequena, isto é menos 5 V e menos 12 V. Você também pode obter a diferença de tensão: por exemplo, se você conectar a “+5” e “+12”, então você obtenha uma tensão de 7 V. Se você se conectar a "+3,3" e "+5", obterá 1,7 V. E assim por diante ... Portanto, a linha de tensões é muito mais do que parece uma vez.

Pinagem das saídas da fonte de alimentação do computador


O padrão de cores, em princípio, é um. E esse esquema de cores de 99% é ideal para você. Algo pode ser adicionado ou removido, mas é claro que tudo não é crítico.

A alteração começou


Do que precisamos?
  • - terminais de parafuso.
  • - Resistores com uma potência de 10 W e uma resistência de 10 Ohms (você pode tentar 20 Ohms). Usaremos o composto de dois resistores de cinco watts.
  • - Tubo termorretrátil.
  • - Um par de LEDs com resistores de têmpera de 330 ohms.
  • - interruptores. Um para rede, outro para gerenciamento


O esquema para finalizar a fonte de alimentação do computador


Tudo é simples aqui, então não tenha medo. A primeira coisa a fazer é desmontar um ao outro e conectar os fios pela cor. Então, de acordo com o circuito, conecte os LEDs. O primeiro à esquerda indicará a presença de energia na saída após ligar. E o segundo à direita sempre acenderá enquanto a tensão da rede estiver presente na unidade.
Conecte o interruptor. Ele iniciará o circuito principal encurtando o fio verde para um fio comum. E desligue a unidade ao abrir.
Além disso, dependendo da marca da unidade, você precisará suspender um resistor de carga de 5 a 20 Ohm entre a saída comum e a mais de cinco volts, caso contrário, a unidade poderá não iniciar devido à proteção embutida. Além disso, se não funcionar, esteja preparado para pendurar esses resistores em todas as tensões: "+3,3", "+12". Mas geralmente um resistor é suficiente para uma saída de 5 volts.

Vamos começar


Retire a tampa superior da caixa.
Nós mordemos os conectores de energia que vão para a placa-mãe do computador e outros dispositivos.
Desvendar os fios por cor.
Realizamos furos na parede traseira sob os terminais. Para maior precisão, primeiro passamos por uma broca fina e depois espessa para se ajustar ao tamanho do terminal.
Cuidado para não derramar lascas de metal na placa da fonte de alimentação.

Nós inserimos os terminais e apertamos.

Se adicionarmos os fios pretos, será comum e limpamos. Em seguida, estanho com um ferro de solda, coloque em um tubo termo-retrátil. Soldamos o terminal e colocamos o tubo na solda - sopre-o com uma pistola de ar quente.

O mesmo acontece com todos os fios. Que não planeja usar - morda sob a raiz do tabuleiro.
Também fazemos furos no comutador e nos LEDs.

Instalamos e consertamos os LEDs com cola quente. Nós soldamos de acordo com o esquema.

Colocamos os resistores de carga na placa de circuito e parafusamos os parafusos.
Feche a tampa. Ligue e teste sua nova fonte de alimentação de laboratório.

Não será supérfluo medir a tensão de saída na saída de cada terminal. Certifique-se de que sua fonte de alimentação antiga esteja totalmente funcional e a tensão de saída não esteja fora da faixa.

Como você pode ver, usei dois interruptores - um está no circuito e inicia o bloco. E o segundo, maior, bipolar - alterna a tensão de entrada de 220 V para a entrada da unidade. Você não pode colocá-lo.
Então, amigos, colecionem seu bloco e usem sua saúde.

Assista a um vídeo de como fazer um bloco de laboratório com suas próprias mãos


Pin
Send
Share
Send