Faca de serra circular

Pin
Send
Share
Send


Eu decidi escrever um artigo sobre como fazer uma faca. A idéia principal é que todo o trabalho seja realizado manualmente (com exceção da perfuração e tratamento térmico). A ideia surgiu porque existem muitos artigos que dizem que, para fazer uma faca, basta ter alguns arquivos e uma broca à mão, ou algo assim. Eu estava interessado em saber quanto tempo levaria todo o processo e se eu teria que trapacear e usar ferramentas elétricas. Ao criar uma faca dessa maneira, tive uma experiência maravilhosa. Todo o trabalho demorou muito mais do que eu esperava. E no final, eu fui inspirado com um novo respeito pelas pessoas que fazem facas manualmente. Em geral, estou satisfeito com o resultado e espero que este artigo ajude todos que desejam tentar fazer uma faca com as próprias mãos.

Criando um layout de faca


Tentei fazer uma faca de tamanho máximo, usando um desenho cujos contornos são mais adequados para o tamanho do disco. Graças ao modelo da faca, feita por mim em papel grosso, foi fácil transferir seus contornos para a superfície. Para este procedimento, usei um marcador de haste fina. Isso pode parecer um pouco, mas, na minha opinião, esse detalhe é importante. Comparado a um marcador convencional, o thin deixa uma linha mais precisa. Se a linha for muito grossa, ao cortar a peça, você poderá cometer um erro.

Corte em branco


Depois de montar o disco na área de trabalho, comecei a cortar a forma aproximada da lâmina usando cortes retos. Se você nunca usou uma serra para metal, verifique se a lâmina está presa corretamente, os dentes devem estar voltados para a frente. A serra deve ser cortada quando pressionada "por conta própria".

Flexão


Para cortar uma parte curva da alça, por conveniência, foi necessário fazer vários atalhos perpendiculares ao longo de toda a curva. Então, trabalhando com uma serra em um ângulo leve, cortei cada pedaço. Os atalhos facilitam muito o corte de dobras.

Processamento inicial de arquivo


Para melhorar o formato da peça de trabalho, prendi um bloco de madeira na mesa e fixei a lâmina nela com grampos. Isso permitiu processar as arestas com um arquivo. Ao mesmo tempo, a lâmina foi fixada de forma conveniente e segura. Também usei o arquivo para identificar áreas que precisam de mais trabalho. O design previa uma ligeira dobra na bunda, e apliquei uma parte plana do arquivo para verificar o andamento dos trabalhos nessa dobra. Se houver uma área plana na bunda, ela poderá ser facilmente detectada com um arquivo.

Acabamento da peça


Usei vários tipos de arquivos para chegar o mais próximo possível da forma exibida pelo marcador. Nesse estágio, a peça começou a parecer mais uma faca e já era mais difícil detectar falhas nos olhos. Se havia um local para trabalhar, ajustei a forma com um marcador e depois trabalhei na peça de trabalho para uma nova linha. Essa linha era necessária para não exagerar e não estragar o design. A última foto mostra a lâmina depois de moldá-la com um arquivo e uma lixa. Não tenho uma foto de como lixar a lâmina. Nesta fase, os rastreamentos deixados pelo arquivo foram excluídos. Comecei com o grão P150 e cheguei ao P220.

Perfuração por haste


Inicialmente, planejei fazer uma costela de afiar com uma alta ponta, mas não queria testar minhas habilidades limitadas. A lâmina de serra é feita de um material suficientemente fino e eu não seria capaz de arquivar com uma lima a borda de afiar com uma aresta de corte, o que eu queria. Voltaremos a este tópico mais tarde. Nesta fase, medi a localização dos rebites, perfurei e perfurei os furos usando uma furadeira sem fio.

Preparação de ponta


Apliquei tinta com um marcador ao longo da borda de corte futura da lâmina. Então, usando uma broca da mesma espessura que a lâmina, arranhei a marca exatamente no meio da linha da lâmina. Na última imagem, essa linha é pouco visível, mas está lá. Essa marca será conveniente ao cortar a borda da lima, para não fazê-la com uma inclinação desigual.

Formação de ponta


Para formar a aresta de corte, usei uma lima com um entalhe grande; nesse momento, percebi que não tinha habilidades suficientes para moer manualmente a nervura de afiar. Portanto, escolhi a opção com um ângulo mais suave, trabalhando com um arquivo da borda e movendo-a para o bumbum. Eu sou novo nisso, então escolhi um método mais conservador para remover o material. Depois que a aresta de corte era usinada normalmente, andei com papel de lixa P220 por toda a lâmina.

Lâmina acabada


Aqui está a lâmina após modelar, processar arquivos, lixar. Pronto para tratamento térmico.

Endurecimento


Antes de continuar, gostaria de observar que o tratamento térmico também pode ser realizado em fogo a lenha aberto, mas eu não recomendaria isso. O problema é que, para mim, esse método parece inseguro. Então aproveitei a minha mini-montanha. Se você não tem nada desse tipo, na verdade, pode usar serviços de terceiros para tratar a lâmina com calor. Existem algumas empresas que estão prontas para realizar o tratamento térmico. Pelo dinheiro, é claro. Vou explicar como eu fiz isso. Ele fez fogo usando matérias-primas de madeira. Como pele de ferreiro, usei um secador de cabelo preso ao cano. Liguei o secador e aqueci o carvão para vermelho. Não demorou muito tempo. Coloquei a lâmina no fogo e aqueci até parar de magnetizar. Depois, temperou-o em um recipiente com manteiga de amendoim. A última foto mostra a aparência da lâmina após o endurecimento. Apesar de ser possível realizar o tratamento térmico em fogo aberto, eu não o recomendo.

Férias


Então chegou a hora de passar as férias da lâmina. Primeiro, limpei a balança com uma lixa, que permaneceu após o endurecimento. Ajustei a temperatura no meu forno a 190 graus Celsius e coloquei a lâmina por 1 hora. Uma hora depois, desliguei o forno e deixei a faca esfriar até a temperatura ambiente sem abrir a porta do forno. Você pode observar um tom claro ou bronze, que a lâmina adquire após as férias. Após esse procedimento, processei a lâmina com uma lixa P220 e depois mudei para P400. Na última foto, eu uso uma lixa P400, enrolando-a em uma barra. Realizo o processamento da haste até a ponta em apenas uma direção. Este tratamento torna a superfície uniforme.

Serrar uma alça em branco


Usando a lâmina como amostra, plotei a alça em um bloco de madeira. O identificador será noz. Aqui, novamente, aproveitei a madeira e os grampos e cortei dois pedaços cada um com 0,6 centímetros de espessura. Em um estado de inspiração, corri cortando uma árvore. Espere um pouco para pensar no curso da ação, e eu poderia fazê-lo com menos esforço e provavelmente com um resultado melhor. Meu primeiro erro foi aparar a parte em excesso. Pode ser usado para prender durante o corte. Aqui, minha inexperiência se manifestou e, como resultado, mais trabalho foi realizado. Embora, no final, fosse possível fazer duas partes adequadas para o cabo.

Preparação de aderência para colagem


Para que as alças se encaixem bem na haste após a colagem com resina epóxi, com a ajuda de uma superfície plana e lixa, fiz um lado de cada parte o mais plano possível. Portanto, com certeza não haverá lacunas após a colagem. Nesse local, decidi também a forma da alça e, para finalmente me convencer disso, desenhei seus contornos aproximados. Então, novamente, mudei a forma da haste para a parte de madeira da alça. Ele viu uma forma grosseira com um quebra-cabeças em uma das peças e, depois, aplicando-a na outra, transferiu o circuito para a segunda. Essa operação me deu a oportunidade de fazer aproximadamente as mesmas peças, o que será conveniente ao colar. A última foto mostra um acessório para verificar se todas as partes da haste estão cobertas com madeira.

A formação da parte superior do cabo


Novamente, é hora de trabalhar com uma lixa e dar uma forma mais precisa. Nesse estágio, é importante finalmente formar o molde para o forjamento ou a parte superior da alça, pois após a colagem, será mais difícil o processamento. E também ao processar essas peças após a colagem, você pode arranhar a lâmina. Portanto, consegui a formação e o processamento final desta peça com a lixa P800.

Preparando furos de rebite


Depois de fazer um furo para rebites em uma árvore, inseri uma broca de diâmetro adequado para fixar esse eixo. Em outras palavras, isso foi feito para corrigir, a fim de evitar erros ao perfurar o segundo furo. Fiz a perfuração do outro lado da alça da mesma maneira, certificando-me de que os orifícios correspondentes se alinham em uma linha.

Fazendo rebites


Como rebite, usei uma haste de aço inoxidável com um diâmetro de 4,7 milímetros. Antes de aplicar uma camada de cola, tratei as superfícies coladas com acetona ou álcool para limpar a sujeira, poeira ou óleo.

Aplicação de cola


Após a secagem, misturei cola epóxi e apliquei-a generosamente nas partes do cabo e do rebite. Então eu prendi tudo com grampos.

Dando à alça a forma correta


Depois de secar a cola epóxi, cortei as partes em excesso dos rebites com uma serra para metal. Depois disso, ele começou a formar o cabo usando uma grosa.

Moer um cabo de faca


Com uma grosa, dei ao punho um contorno aproximado. Além disso, o assunto permaneceu com vários arquivos e lixas de diferentes tamanhos de grãos. O grão chegou ao P600.

Lidar com envernizamento


Finalmente, trouxe a alça para a forma desejada. Antes de começar a envernizar, limpei com acetona. Apliquei 5 camadas de verniz dinamarquês no punho.

Afiação da lâmina


Finalmente, afiei a faca na barra de moagem. Foi embrulhado com uma lixa P1000, P1500 e P2000. Um pedaço de couro também foi anexado a ele. Usando uma barra de moagem semelhante, posso afiar a faca para que possa ser raspada.

Faca terminada


Trabalho finalizado. Embora o processo tenha sido complicado, a recompensa foi decente. Para mim, era uma espécie de ritual de passagem. O processo de fazer uma faca faz você mudar. A partir da experiência adquirida, essas mudanças se tornaram minha parte favorita. Estou falando não apenas da transformação de objetos, mas também de mudanças pessoais. Dominei novas habilidades e experiências, aprendi a me beneficiar de meus próprios erros, o que definitivamente me tornará um artesão melhor. Espero que este artigo seja útil para você e obrigado por lê-lo até o final.

Faca faça você mesmo de uma serra circular


Eu fiz mais duas facas. Eu os fiz usando ferramentas elétricas. E o tempo gasto na fabricação de duas facas equivalia a um terço do tempo gasto na fabricação manual. A última foto mostra todas as facas juntas.

Assista a um vídeo de como fazer uma faca a partir de uma serra circular com suas próprias mãos



Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Faca com Disco de Serra Circular - Como fazer (Pode 2024).