Fabricamos uma mesa de concreto "de mármore" à base de madeira queimada

Pin
Send
Share
Send


Fiz uma mesa de café de concreto que parece mármore (pelo menos para mim). A bancada é feita de uma mistura pronta de concreto reforçado com fibra de vidro (concreto de vidro) e é derramada na forma de melamina. Dividi a solução em partes, dei-lhes uma cor diferente (do branco ao cinza escuro), coloquei tudo em um molde e misturei levemente com a mão para dar à mistura uma aparência de mármore.
Na base, apliquei uma técnica japonesa antiga chamada "Shou Sugi Ban". Usei sua versão atualizada e carbonizei a superfície da madeira com um queimador de propano. Este tratamento é uma maneira natural de preservar a madeira. E após a aplicação de óleo de baixa viscosidade, por exemplo, dinamarquês, a superfície se tornará resistente ao desgaste. A técnica é bem aplicada a qualquer tipo de madeira com uma textura grande, como abeto, pinheiro e cedro. Usei uma madeira barata de 10 x 10 cm da Douglas fir, que comprei em uma loja de armazém local.

Materiais


ÁRVORE:
  • - três vigas de abeto, cedro ou pinheiro Douglas 10 x 10 cm e comprimento de 2,5 m;
  • - Nagel com um diâmetro de 20 mm;
  • - chapa de melamina de 120 x 250 cm para a fabricação de moldes para concreto.

MISTURAS DE CONCRETO (VIDRO-CONCRETO):
  • - dois sacos da mistura para a base de concreto de vidro;
  • - embalagem de 0,68 kg de fibra de vidro resistente a álcalis;
  • - uma ferramenta para decorar bolos para alinhar as bordas;
  • - misturador de construção;
  • - impregnação para concreto de sua escolha;
  • - selante de silicone completamente preto;
  • - mistura de polimento à base de cera;
  • - tinta para concreto.

MAIS O QUE VOCÊ PRECISA:
  • - queimador de propano;
  • - óleo dinamarquês;
  • - um respirador;
  • - rebolo diamantado (para processar o fundo da mesa);
  • - um conjunto de brocas na madeira;
  • - nível;
  • - condutor para perfuração;
  • - um invólucro para uma rebarbadora com extração de poeira.

FERRAMENTAS USADAS NO FABRICO:
  • - rebarbadora;
  • - Serra de esquadria sem fio de 18 volts;
  • - Um conjunto de chaves de fenda sem fio de 18 volts;
  • - uma máquina de serrar com uma largura de corte de 82 cm;
  • - serra manual;
  • - serra de esquadria.

Nós fazemos uma base de madeira de uma barra 10 x 10 cm.

A base é feita de 8 pedaços de madeira de 10 x 10 cm e usei apenas abeto Douglas. Eu processei todas as peças da viga com uma plaina para obter material exatamente do mesmo tamanho. A largura deles pode ser feita a seu critério, mas você também pode usar barras padrão de 10 x 10, apenas tente escolher as suaves imediatamente. Para a base, você precisará de 3 vigas com 2,5 m de comprimento cada.
Aqui estão oito elementos (mostrados na imagem):
  • 4 pernas (A);
  • 2 laços externos (B) - cada um localizado entre duas pernas laterais;
  • 2 laços internos (C).

Todos os ângulos serão cortados em um ângulo de 36 graus. No entanto, eu recomendaria primeiro cortar todas as barras um pouco mais (por exemplo, 10 cm ou mais do que o necessário) e, em seguida, definir a serra de esquadria em 36 graus, faça o resto do trabalho.
Corte 4 pernas (A) primeiro. Para não se engajar na trigonometria e obter seu comprimento exato, recomendo cortar a viga em um ângulo de 36 graus e depois anexá-la com uma parte serrada à superfície da mesa, medir 40 cm (ou a altura necessária) perpendicular à superfície da mesa, fazer uma marca na viga e neste local corte-o em um ângulo de 36 graus. Em seguida, cortamos as pernas restantes para o tamanho da primeira.
Depois disso, corte as duas presilhas externas (B). Para fazer isso, coloquei duas pernas laterais e as apoiei com pedaços da barra que restou depois de serrá-los para que eles se levantassem. Depois, espalhei-os em diferentes direções para alcançar a distância desejada entre seus picos (eu tinha 110 cm). Depois medi a distância entre as bordas inferiores das pernas, obtendo um comprimento menor (para a parte inferior) dos braços externos (B). Então ele cortou a madeira em um ângulo de 36 graus nos locais marcados.
Agora corte os dois suportes internos. Para fazer isso, é necessário conectar duas pernas laterais e um suporte externo juntos (novamente, o corte ajudará nisso). Coloque um bloco para o suporte interno próximo a ele e marque o ponto de corte em um ângulo. Resta trabalhar com uma serra de esquadria.
Depois de cortar todas as 8 peças, vou colá-las. Idealmente, com a ajuda de pinças, é necessário criar um mecanismo que fixe o ângulo interno entre cada perna e o suporte externo de 144 graus. No entanto, lubrifiquei as peças com cola e, usando madeira aparada, organizei as partes da estrutura manualmente. Consertei tudo com parafusos até a cola secar.
Depois que a cola secou, ​​fixei a estrutura com 15 cm de perdiz. Eles fixaram as pernas com escoras internas. Primeiro, perfurei um furo raso com um diâmetro de 20 mm, para que a cabeça se escondesse no interior, depois um furo preliminar de 6 mm e coloquei um capercaillie nele.
Tendo martelado um buraco nos buracos, escondi as cabeças dos perdizes.
Depois disso, processei os elementos dos espaçadores com uma retificadora de correias para atenuar todas as irregularidades entre eles, e moi os restos salientes dos pinos. Então chegou a hora do tiro.

Processamos madeira com fogo


Assista ao vídeo sobre processamento de fogo



Esta parte do trabalho deixa uma impressão positiva. Prepare um queimador de gás de acordo com as instruções. O processo em si é bastante seguro, mas é melhor ter um extintor de incêndio por perto. Apenas no caso.
É difícil exagerar. Aponte o bico do queimador para a árvore. A parte mais quente da chama (sua extremidade azul) deve tocar levemente a superfície de madeira. A árvore fica marrom e depois escurece. Quando essa parte do trabalho estiver concluída, desligue o queimador e umedeça as superfícies de madeira com água (usei uma pistola de pintura). Depois disso, usando o pincel, você precisa remover levemente as partes carbonizadas da cor cinza.
Quando a madeira esfriar, aplique óleo de polimento nela. Usei óleo dinamarquês porque penetra na árvore e congela nela. Isso torna a "pele de jacaré" carbonizada na árvore mais durável e resistente ao desgaste. Você precisará de uma grande quantidade de óleo, porque essa técnica seca completamente a árvore e abre seus poros para absorção. Cobri-o com três camadas e depois tive que fazê-lo novamente.

Faça o molde de derramamento de concreto de melamina


Como é uma forma, a bancada será lançada de cima para baixo.
Para criar o formulário, faça o seguinte com cuidado:
a) Corte as tiras de melamina nas laterais do molde na altura da bancada + 2 cm. No meu caso, a bancada tinha 4 cm de altura, então cortei as tiras com 6 cm de largura.É mais fácil fazer isso em uma máquina de serrar, mas você pode usar uma serra de esquadria se Você fará tudo de forma consistente e precisa. Corte todas as tiras ao mesmo tempo, para obter a mesma largura. Em seguida, corte a tira de comprimento. Cada um deve ter vários centímetros a mais que a base. Com esta parte saliente, a faixa lateral será mais fácil de remover depois que o concreto endurecer.
b) Corte a base do molde de melanina ao tamanho da bancada. No meu caso, eram 120 x 55 cm.
c) Faça orifícios preliminares nas laterais e depois parafuse-os na base. Eu usei parafusos de 30 mm para isso.
d) Revista o interior do seu molde com uma mistura de cera.
e) Aplique selante de silicone nas articulações internas e use a ferramenta de decoração de bolos (na forma de uma pequena bola no palito) para alinhá-las. Depois que o selante secar, remova o excesso de material.
PONTO IMPORTANTE QUE PERDI: Você precisará de barras para prender as inserções de espuma na solução. Eles podem ser anexados às partes laterais do molde no último estágio de vazamento da solução.

Corte as inserções de espuma no concreto


Você precisa cortar as inserções de espuma de uma folha de 15 mm de espessura que será mergulhada na solução. Nesses lugares, a bancada terá 2,5 cm de espessura (em contraste com as bordas, onde a espessura terá todos os 4 cm). Com uma faca, cortamos duas placas de espuma do tamanho certo para que elas sejam colocadas de 7 a 10 cm de cada borda da bancada. A placa só pode ser incisada, depois da qual se quebra facilmente com as mãos. Se você precisar de precisão, poderá usar uma serra de esquadria ou cortar pastilhas em uma máquina de serra.

Misture e despeje a solução em um molde


No meu projeto, usei uma mistura pronta de concreto de vidro na qual você precisa adicionar apenas água. Nós adicionamos água de acordo com as instruções. Estime quanta solução você precisa.
Eu tenho quase 45 kg de mistura seca. Separei cerca de 10 kg para o revestimento (sem fibra de vidro) e usei os 35 kg restantes para a base (com fibra de vidro). Para 35 kg da mistura, usei 0,7 kg de fibra de vidro.
Ao preparar a solução de revestimento (e para a base), adicione lentamente a mistura à água. Por exemplo, adicione um terço, misture, outro terço etc. Você pode adicionar um pouco mais de água (mas não muito) se quiser tornar a solução mais fluida. Deve derramar como massa batida.
Para obter uma aparência de mármore, selecionei três pequenos baldes de argamassa. Em uma, adicionei muita tinta, após a qual sua cor ficou cinza escura (quase preta). Uma pequena quantidade de corante foi derramada na parte restante da solução de revestimento no balde principal e agitada apenas um pouco para que a cor fosse heterogênea. Em seguida, derramei todas as três versões coloridas da solução no molde e misturei com a mão até que toda a mistura cobrisse completamente o fundo com uma camada fina (aproximadamente 5 mm). O revestimento inundado deve durar de 30 a 60 minutos (dependendo do tempo de solidificação), após o qual, quando tocado, deve parecer levemente úmido, mas forte o suficiente. Ao despejar argamassa na parte inferior da bancada, o revestimento não deve ser quebrado.
PRESTE ATENÇÃO: não é necessário fornecer uma solução para concreto de vidro a vibrações.
Da mesma forma, prepare uma solução para a base da bancada, mas depois que estiver pronta, adicione fibra de vidro a ela. A adição de fibra de vidro deve ocorrer em partes, por exemplo, um terço em uma mistura. Se a solução for muito grossa, você pode adicionar um pouco de água. Despeje no molde. Uma mão pode ajudá-lo a se espalhar por todos os cantos. Mais uma vez - não são necessárias vibrações. Se a solução ficar mais fluida, ela será distribuída uniformemente. Primeiro, preencha parte da solução sem corante (por exemplo, branco), depois adicione tinta ao resíduo e misture, deixando-o não homogêneo. Nesta fase, mergulhamos as inserções de espuma e as fixamos na solução com a ajuda de barras aparafusadas nas laterais do molde. Em seguida, preencha o restante da solução até que o formulário seja preenchido.

Moer a parte inferior do molde


O endurecimento deve durar pelo menos 24 horas (36 a uma temperatura abaixo de 20 ºC). Se a solução ultrapassar as inserções de espuma, esses excedentes podem ser removidos com uma rebarbadora com um disco revestido de diamante. Em seguida, removemos as inserções de espuma. Nesta fase, é importante não desmontar a forma, porque ao moer é conveniente alinhar o fundo ao longo de suas partes laterais.

Remoção de elementos de molde, retificação e impregnação


Depois de alinhar todas as bordas da parte inferior da bancada, é hora de desmontar o formulário. Desapertamos todos os parafusos e separamos todas as suas peças.
Se as paredes laterais não derem muito certo, você pode tocar levemente nelas com um martelo de borracha. Se você virar a bancada, será mais fácil separar a parte inferior do formulário (agora a parte superior). Para fazer isso, você pode usar uma espátula de plástico (mas não de metal, para não deixar arranhões). Se a base do molde aderir fortemente ao concreto, é provável que o vácuo interfira na separação. Nesse caso, a pistola do compressor ajudará, cuja extremidade deve ser inserida entre plástico e concreto. Isso quebrará a tensão criada pelo vácuo e o plástico sairá facilmente.
Depois, umedecemos toda a superfície de concreto da mesa com água e moemos manualmente com uma lixa P400. Quando você sente que a superfície ficou lisa, a trituração é suficiente.
Depois disso, aplique impregnação no concreto. Isso pode ser feito de acordo com as instruções.
Colocamos a bancada em uma base de madeira - e é isso!

Coloque a bancada em cima da base de madeira, alinhe-a para que fique perfeitamente no centro. Levante cuidadosamente um lado da bancada, um após o outro, para aplicar cola na superfície das pernas. Antes de a cola secar, verifique se a bancada está perfeitamente nivelada.

Veja a tabela que faz o vídeo



Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send