Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Gosto de foguetes ... Para quem não sabe, este é um ótimo dispositivo de cozimento a lenha. A eficácia da idéia reside no fato de que a árvore queima rapidamente e com alta dissipação de calor. Assim, você limita a propagação do calor e a direciona para onde quiser ... Para a panela!
Materiais:
- Duas latas de 20 litros.
- Caçarola.
- Muita cinza de madeira.
- Tubo corrugado de 10 cm (não de alumínio).
- Chapa de metal.
- Um par de canos de metal.
Ferramentas
- Tesoura para metal.
- Luvas de trabalho.
- Broca
- Ferramenta para instalação de rebites.
- Rebarbadora (não é necessária, mas irá acelerar significativamente o trabalho).
- Serra.
O trabalho deve ser feito com luvas de trabalho, pois o processo de fabricação envolve o corte de metal e, sem eles, você pode ferir as mãos!
Mais detalhes sobre os materiais da placa
Acredito que uma placa de foguete possa ser feita de qualquer coisa, mas eu tinha algumas latas de 20 litros e decidi usá-las como um estojo.
Uma fornalha pode ser feita de qualquer coisa e, de fato, uma forma retangular é mais eficaz ... Mas é mais fácil trabalhar com um tubo corrugado.
Este não é um tubo de alumínio que queima rapidamente, mas um tubo de aço inoxidável usado como chaminé. Você pode usar algo conveniente para você. Eu conheci pessoas que conseguiram fazer uma fornalha com latas do tamanho normal.
A panela do forno deve encaixar bem, com diâmetro 2 cm menor que o corpo do forno. As alças não devem ser de plástico; caso contrário, derreterão. Também é importante que exista uma tampa adequada, porque sabemos que tudo ferve mais rapidamente com a tampa. Melhor serão duas alças pequenas nas laterais do que uma comprida, porque ocuparão menos espaço.
Como material isolante, usei cinza de madeira, mas você pode usar tudo o que tem boas propriedades de isolamento térmico e não queima. Ouvi dizer que as pessoas às vezes usam vermiculita. Gosto de cinzas de madeira porque é livre e, com ele, o fogão será bastante pesado e, portanto, mais estável.
Corte de metal
Corte a parte superior da lata. Para fazer um buraco, você precisa de um cinzel e um martelo, depois usamos uma tesoura para metal.
Ao trabalhar, lembre-se de que está lidando com arestas cortantes. Em todas as etapas da fabricação, eu usava luvas de proteção e constantemente arquivava tudo afiado com uma lima.
No segundo banco, cortamos as partes superior e inferior.
Fazendo o corpo e o tubo
Corte o comprimento desejado do tubo corrugado com uma serra e uma tesoura para metal.
Em seguida, fazemos pequenos cortes na borda e, com a ajuda de um alicate, alinhamos as lâminas resultantes e dobramos para dentro (veja a foto).
Isso é feito para que as bordas não fiquem afiadas e foi difícil cortá-las ao acender uma fogueira.
Agora, no banco com o fundo, cortamos um buraco para o tubo corrugado. No lado 3 cm acima do fundo será suficiente.
Insira o tubo no orifício e dobre. O ângulo de curvatura deve ser bastante nítido, enquanto o tubo deve permanecer no centro da lata (veja a foto abaixo).
Nós fazemos uma cobertura
Para esse fim, você pode usar a parte inferior ou superior do frasco, que cortamos anteriormente. Mas aproveitei as chapas, que eu tinha à mão.
Recortamos uma folha que repetirá exatamente o formato da lata, com um grande orifício para o tubo. Isso pode ser feito facilmente com uma rebarbadora ou outra ferramenta.
A folha deve fechar o frasco firmemente, mas você não pode se preocupar muito com isso, pois durante o encolhimento a cinza de madeira manterá a estrutura estável o suficiente.
Isolamento
Hora de encher a cavidade com material isolante.
Especialmente para esses fins, coletei cinzas de madeira suficientes, com excelentes propriedades de isolamento térmico. Mas deve estar seco.
As cinzas devem ficar bem esticadas, o principal é que não possui pregos ou outros materiais condutores de calor. Aperte e, se você encontrar pedaços grandes de carvão, remova-os.
A princípio, as cinzas podem infiltrar-se na junção do tubo corrugado com uma lata, mas não se preocupe com isso. Com o tempo, ele ficará tão apertado que não conseguirá dormir o suficiente.
Depois de encher o forno com material isolante, cobrimos o estojo com uma tampa.
Tornamos a superfície de aquecimento do forno
Algumas pessoas projetam fornos de foguetes de forma que os utensílios aquecidos estejam localizados diretamente no tubo, para isso, vários cortes são feitos na borda do tubo para que o ar possa passar livremente.
Eu prefiro fazer uma superfície de aquecimento a partir de um cilindro de gás. Cortei parte dele para que, entre o corte superior do tubo e o fundo da panela, haja um espaço de 20 mm. Depois, faço algumas fendas para que o ar e o fogo possam circular livremente e uniformemente pela panela.
Esse design será muito mais forte que um tubo corrugado. Uma vantagem é o uso não desperdiçado de um cilindro de gás de exaustão, se você quiser fazer outro fogão do resto.
Fazendo uma tampa do forno
Agora temos um fogo isolado termicamente que será direcionado para o fundo da sua panela.
Para uma distribuição mais eficiente do calor em sua superfície, precisamos fazer uma carcaça. Isso permitirá que o calor que sai do forno passe pelos lados casuais da panela, aumentando assim a transferência de calor.
Fazemos a altura da caixa de acordo com o tamanho da sua panela. Cortamos parte da segunda lata para que ela caiba na segunda, e a alça da panela fica livremente localizada acima do corte superior.
Coloque a segunda lata na primeira. Você pode precisar usar um martelo para isso.
Alças para um prato
O forno-foguete resultante pode se mostrar bastante pesado, e será mais conveniente carregá-lo com alças.
Algumas pessoas preferem que a tampa seja removível. Assim, no fogo, será possível colocar uma panela e outros utensílios. Eu preferi usar apenas a panela selecionada. Isso tornou possível fixar a carcaça no corpo do forno e prender as alças.
Para a fabricação de cabos, usei uma estrutura de bicicleta, dando aos tubos o formato necessário, fiz vários furos e os parafusei no forno. Para prender as alças, escolhi um lugar onde duas latas se sobrepõem, para que a estrutura seja mais durável. Eu também rebitei as latas.
Estante para lenha
Quando eu estava fazendo meu primeiro forno, perdi esse detalhe, porque achei que não era necessário. Errado. Ela é necessária.
De uma folha de metal, você precisa cortar uma placa que será inserida no tubo corrugado e sobressair um pouco dele.
Assim, a lenha será alimentada sobre a parte superior da placa e o ar passará por baixo, permitindo que a árvore se incendeie bem.
Muito simples, mas muito importante.
Teste de teste da placa acabada
Primeiro coloque o fogão de forma que a câmara de lenha fique voltada para o vento. O vento permitirá que o fogo se incendeie melhor.
Primeiro, o forno é preenchido com combustível através da parte superior do tubo. Você pode usar papel e lascas finas e secas.
Trazemos fogo, deixe queimar por cerca de um minuto.
Em seguida, alimentamos a lenha sobre a prateleira através do cano lateral. Uma árvore acima, ar abaixo.
Colocamos a panela, isso limitará o fluxo de ar, o que criará melhor tração.
A lenha em um fogão queima rapidamente, e é melhor usar pequenos pedaços de madeira. Eles podem ser empurrados para dentro com um bastão.
A casca não queima bem, por isso é melhor não usá-la como combustível. Madeira de pinho seca será perfeita.
No primeiro teste, a água começou a ferver em três minutos e demorou um pouco de lenha. O resultado pode ser considerado bem-sucedido.
Sem fumaça, sem cinzas - queima bem.
P.S. Isso pode ser óbvio, mas apenas cinzas de madeira secas servem como isolante térmico. Portanto, não deixe o fogão na chuva.
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send