Ventilador sem ventilador

Pin
Send
Share
Send

Com o início do calor, lembramos dos ventiladores, as invenções humanas mais simples e acessíveis para refrescar o ar. O design clássico do ventilador consiste em um motor, no eixo do qual é fixado um impulsor com muitas pás. Durante a operação do ventilador, o ar é aspirado pela parte traseira e a passagem pelas pás a uma velocidade aumentada é empurrada para a frente, criando o efeito de resfriamento e frescura.
Um ventilador convencional tem várias desvantagens: ruído e vibração das pás, que coletam poeira e poluição do ar. Para limpá-los, é necessário remover a grade de proteção. A velocidade de tais ventiladores é regulada em apenas alguns modos, e é difícil ajustar o ângulo do fluxo de ar.
Nosso dispositivo alternativo está livre dessas desvantagens. Esse desenvolvimento foi inventado pelos engenheiros da Dyson, apresentando uma solução praticamente revolucionária no campo da ventilação do ar. Graças a eles, o mundo aprendeu o que é um fã sem ventilador. E hoje vamos colecioná-lo em casa.

O princípio de operação de um ventilador sem ventilador


A principal diferença entre um ventilador sem ventilador e um regular é a direção alterada do fluxo de ar expelido. Isso é possível devido ao fato de o motor com o impulsor ser colocado na vertical e oculto na base, equipada com grades. Através deles, o ar flui para um quadro localizado acima da base e provido de fendas ao redor do perímetro para ventilação.

Materiais, ferramentas para ventilador sem ventilador


Para criar este gadget doméstico ultramoderno, precisamos dos seguintes materiais:
  • Pedaços de tubos de PVC com diâmetro de 150, 125, 90 mm;
  • Adesivo de secagem rápida para plástico, como supercola;
  • Um pequeno pedaço de plexiglás ou azul plexiglás;
  • Resfriador de servidor YW880, largura da estrutura 60 mm;
  • Tinta spray branca, 1 balão;
  • Um pedaço de malha de metal macio com células de cerca de 10 mm;
  • Placa de controle de velocidade reostática, interruptor;
  • Parafusos de solda, fluxo, termocambricos, autorroscantes;
  • Um pedaço de tira de LED, comprimento - cerca de 50 cm;
  • Fonte de alimentação (adaptador) para 12V / 2 A;
  • Fita isolante.

Das ferramentas que precisamos:
  • Serra de esquadria ou rebarbadora (rebarbadora) para aparar tubos de tubos de PVC;
  • Serra de vaivém para cortar linhas tortas;
  • Broca ou chave de fenda com uma coroa de moinho para 50-60 mm;
  • Um conjunto de exercícios de vários diâmetros;
  • Ferro de soldar, chave de fenda, tesoura, alicate, pistola de cola quente;
  • Faca de pintura.

A ordem do trabalho


Preparamos tubos de plástico


Pegamos um pedaço de tubo de PVC com um diâmetro de 150 mm e finalizamos, alinhando as bordas. Marcamos um fragmento com um comprimento de cerca de 100 mm e fazemos um corte com uma serra ou retificadora de esquadria (rebarbadora).

As bordas de todos os bicos devem ser tratadas com lixa para evitar rebarbas, choques e melhorar o ajuste das bordas para a ligação adesiva.

O próximo passo será a seleção de um recipiente de plástico que caiba perfeitamente na nossa seção de tubos. Com uma faca de pintura, cortamos o fundo e, com a ajuda da supercola, fixamos no topo do bico.

Depois, pegamos um tubo com um diâmetro de 125 mm e cortamos um tubo com um comprimento de 90 mm.

Em seguida, haverá um tubo com um diâmetro de 90 mm, que também cortamos, como os dois anteriores. Esta é a base do nosso fã. O comprimento do segmento é 120-130mm.

Peças plásticas básicas estão prontas. Você pode verificar como eles se encaixam, colocando-os em seus lugares.

A estrutura do ventilador fica na base perpendicularmente, de modo que o bico de 90 mm precisa ser ligeiramente preparado cortando sua borda de acordo com a circunferência da estrutura. Marcamos com um lápis, você pode cortá-lo com um quebra-cabeças ou com o mesmo moedor.

As irregularidades do corte curvo podem ser suavizadas com lixa, removendo rebarbas ao mesmo tempo.

Usando um cortador de coroa com um diâmetro de 50 a 60 mm, uma broca ou uma chave de fenda, fazemos um furo passante no meio do tubo maior. Isso permitirá que o ar flua através da base para o nosso quadro. Fixamos nossa base na supercola.

Para fechar a estrutura do ventilador, que consiste em dois segmentos de tubo de diâmetros diferentes, um bujão é colado de uma extremidade à outra. Nós fazemos isso a partir de uma folha de acrílico ou azul acrílico.

Marcando primeiro um círculo grande e depois um menor, corte o anel de topo.

Agora ele pode ser plantado em supercola em um bico menor do quadro.

Usando tinta spray branca e fita isolante como fita adesiva para acrílico, pintamos sobre as partes plásticas de nosso ventilador.

Depois que a tinta secar, você poderá colar um pedaço de tira de LED no bico maior da lateral do plugue. Não se esqueça de soldar imediatamente os contatos da luz de fundo do LED e exibi-los na base.

Fixamos os dois tubos do nosso quadro na supercola.

Parte elétrica


Começamos a preparar o enchimento elétrico do nosso ventilador soldando os contatos mais frios. É melhor levar os fios com uma margem para que seja conveniente que eles trabalhem ao conectar a placa de controle e a chave seletora.

Os furos de fixação podem ser feitos com um ferro de solda para prender com segurança o resfriador no gabinete base.

Consertamos o refrigerador e perfuramos dois orifícios de ventilação na base, um em frente ao outro. Isso pode ser feito com o mesmo moinho de coroa.

Cobrimos esses orifícios com fragmentos de uma malha de metal, previamente cortados no tamanho.

Cole os fragmentos da grade com uma pistola de cola quente.

Soldamos os contatos do comutador e da tomada. Fechamos os contatos nus com cambrices termoencolhíveis, aquecendo-os com um isqueiro.

Agora você pode fazer furos para a chave seletora e a tomada de energia e fixá-los no gabinete da base do ventilador.

Para a mudança reostática da velocidade do ventilador, o autor solicitou uma placa acabada com peças que ele mesmo soldou. Hoje é uma opção mais acessível, embora essa placa possa ser comprada na loja de pequenas coisas eletrônicas na forma acabada.

Conectamos nosso painel de controle soldando os contatos e corrigindo-o devido à fixação do reostato na parede do gabinete. Concluímos os prendedores com cola quente.

Nosso fã do futuro está quase pronto. Tudo o que resta é fixar o fundo dos restos de plexiglás e colar as patas de borracha para maior estabilidade.

A ventoinha é alimentada por um adaptador convencional com um conector adequado na extremidade. Os valores da tensão e corrente de saída devem corresponder ao resfriador selecionado.

É hora de ligar o ventilador milagroso e verificá-lo em ação.

A estrutura aerodinâmica deste dispositivo distribui os fluxos de ar uniformemente, acelerando-os quase 15 vezes. Um ventilador tão avançado ajudará a lidar com o calor com muito mais rapidez e eficiência do que o lar comum. E o brilho suave da luz de fundo criará uma atmosfera agradável de frescor em um dia quente de verão.

Assista às instruções de fabricação do ventilador de vídeo


Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como Fazer Um Ventilador Sem Helice Caseiro (Novembro 2024).