Posistor e termistor, qual é a diferença?

Pin
Send
Share
Send

Posistor


Um posistor (termistor PTC) é um componente eletrônico que possui um coeficiente de resistência positivo e tem uma função dupla: um aquecedor e um sensor de temperatura. Quando alta tensão ou corrente é aplicada, o componente eletrônico aquece. Quanto mais alta a temperatura, mais sua resistência interna aumenta, o que significa que menos corrente fluirá através do elemento. O aquecimento do componente RTS pode ocorrer sob a influência do ambiente externo. Nesse caso, funciona como um sensor de temperatura.
Os posistores têm um design de caixa na forma de arruelas redondas cheias de esmalte ou na forma de elementos cerâmicos instalados sequencialmente em uma única caixa.

No diagrama, o posistor possui a seguinte designação:


Aplicando um posistor


Como o posistor é um componente bastante preciso, seu escopo em eletrônica é o seguinte:
  • proteção primária do enrolamento do transformador;
  • partida de motor eficaz;
  • limitador de corrente em dispositivos de aquecimento (ferros de solda, pistolas de cola, radiadores de aquecimento);
  • desmagnetização de TVs antigas de tubos de imagem.

Termistor


O termistor (termistor NTC) é um componente eletrônico sensível com um coeficiente de resistência negativo. Quando aquecido, sua resistência interna começa a cair. O componente pode servir como sensor de temperatura ou resistor variável (como proteção contra superaquecimento em circuitos elétricos). Os parâmetros do termistor não são lineares, o que significa que, com o aumento da temperatura, a resistência cai de maneira desproporcional e desigual.
A caixa do termistor é feita na forma de contas revestidas com cerâmica ou vidro, que diferem em tamanho.

O diagrama tem a seguinte designação:


Uma das desvantagens significativas do termistor é a incompatibilidade nas características do processo de fabricação usando o mesmo processo. Os componentes nas mesmas condições podem produzir dados diferentes; portanto, ao substituir um componente por um similar, é necessária uma recalibração. Com o uso prolongado a temperaturas elevadas, os termistores NTC começam a se degradar com o tempo e precisam ser substituídos.
A temperatura operacional máxima dos sensores é de 300 graus Celsius.

Escopo dos termistores NTC:


  • medição de temperatura de componentes de rádio de um computador e equipamento móvel (processadores e chips de memória, discos rígidos, placas de vídeo etc.);
  • em fontes de alimentação e baterias de íon de lítio (Li-ion) como proteção contra superaquecimento;
  • em equipamentos de escritório (impressoras a laser e faxes);
  • em impressoras 3D (para extrusoras e mesas aquecidas).

De fato, ambos os componentes são capazes de controlar a temperatura, mas a resistência de um termistor PTC com aquecimento tende ao infinito, enquanto a resistência de um termistor NTC tende a zero nas mesmas condições. Para fazer uma medição de temperatura, você precisa de um controlador que calcule os dados de resistência dos componentes.
Assista a um vídeo educacional sobre o tema.

Pin
Send
Share
Send