Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Hoje, oferecemos para consideração um dos modelos mais interessantes de fornos. Um forno de foguete ou forno a jato é fundamentalmente diferente de outros em um alto grau de aquecimento e convecção do corpo, que é feito de tijolos (forno de pedra) ou de metal de paredes espessas. Este aquecedor está equipado com um circuito de água, conectado a radiadores e obtém um sistema de aquecimento econômico quase completo.
O autor do produto caseiro propõe fazer nossa versão de um forno a jato a partir de um cilindro de propano vazio. Uma pequena modernização, um mínimo de peças e antes de você é uma ótima opção para um forno de aquecimento para uma oficina de produção!
O princípio de operação do forno
O forno consiste em uma fornalha, um tanque aquecido e uma chaminé. A fornalha é feita na forma de um tubo dobrado no qual a combustão de lenha ocorre em sua parte inferior. O ar quente sobe através de um tubo vertical localizado no centro do tanque aquecido, que no nosso caso é feito de um cilindro de gás. Ao subir, o ar quente aquece as paredes do tanque e esfria gradualmente, deixa o fundo através de uma chaminé, o que cria convecção e tiragem de ar no forno.
Materiais:
- Garrafa de gás propano;
- Tubo quadrado soldado a partir de cantos emparelhados;
- Canto de metal 50x50x5 mm;
- Tubo de chaminé redondo com curvas giratórias;
- Elementos auxiliares de metal: chapas, ângulos de corte, buchas.
Ferramentas
- Para corte de metal: cortador ou triturador de plasma com discos de decapagem e corte;
- Máquina de solda;
- Canto reto de metal, fita métrica, marcador para marcação;
- Nível de bolha, martelo, pincel para metal.
Fazendo um foguete
Antes de começar o trabalho, lembre-se de que os cilindros de gás são extremamente inflamáveis e explosivos. Eles devem ser cuidadosamente enxaguados com água que foi deixada em pé por um tempo no tanque, pois mesmo pequenos resíduos de gás liquefeito durante o corte podem causar a explosão do recipiente.
Balão de cozinha
O tanque de propano doméstico consiste em um pescoço, uma concha e um fundo. Geralmente é colocado na vertical, de modo que as válvulas de parada permaneçam em um local muito proeminente no centro do cilindro. É necessário se livrar dele batendo levemente com um martelo.
Depois de desaparafusar o acessório com uma chave de boca, enchemos o cilindro com água para lavar os restos do gás liquefeito. Deixamos a água repousar por um tempo e, em seguida, viramos suavemente o recipiente e drenamos. Mesmo após essas medidas, transferimos a garrafa cuidadosamente para o local de processamento. Usando um cortador de plasma, corte o fundo do recipiente.
Cortamos os canos e escaldamos a fornalha
O próximo passo é cortar cantos de metal de acordo com o tamanho da câmara de carregamento, forno e duto. Nós os cortamos com um moedor ou um cortador de plasma e fervemos cada um deles ao longo das costelas.
As conexões serão localizadas em ângulos diferentes. As dimensões desses elementos são as seguintes:
- Duto vertical - 900 mm;
- Firebox horizontal - 500 mm;
- Alimentador ou câmara de carregamento - 400 mm.
Um forno com duto de ar é conectado perpendicularmente. Cortamos as pontas desses canos em um bigode a 45 graus e fervemos em todos os lados do cano. Como o metal durante o processo de soldagem aquece acima de 1500 graus Celsius, ele pode levar. Portanto, não será supérfluo verificar a precisão da conexão com um canto de metal.
A localização da câmara de carregamento será inclinada; portanto, o tubo de alimentação deve ser cortado em um ângulo inferior a 45 graus. Nós o expomos ao tubo de combustível a alguns centímetros da borda do forno, onde um cinzeiro será posteriormente localizado. Marcando a seção transversal do tubo, faça uma fenda na junção dos elementos e ferva-a no lugar.
A caixa de combustível deve estar nivelada e bem presa. Um pequeno segmento do canto, a partir do qual os tubos foram feitos, servirá de suporte. Cortamos exatamente no tamanho e colocamos no fundo do contêiner, verificando a identidade de uma linha plana entre os planos do contêiner com um canto de metal.
Fervemos a fornalha, reforçando o tubo do duto vertical com placas ou cantos de metal. Marcamos o assento na parede do cilindro e fazemos uma fenda com plasma ou moedor. Quanto mais preciso for o corte, mais fácil será escaldar.
Nós expomos a fornalha para que o tubo vertical dentro do cilindro fique estritamente no centro. Soldamos o fundo e o bico do forno com uma máquina de solda.
Um parafuso comum ou peça de metal semelhante ajudará a abafar o orifício na parte superior do cilindro. Nós o inserimos no furo e soldamos no cilindro. Você pode moer a costura com um disco e um moedor.
Instale a chaminé
Na parte inferior do cilindro, no lado oposto do forno, montamos uma chaminé. Marque o orifício de aterrissagem do bico com um marcador, corte um círculo na parede do cilindro e escalde ao longo do contorno.
Expire a bandeja de cinzas por uma tampa removível com uma alça de isolamento térmico. Por conveniência, pode ser em loop. Através deste orifício, será mais conveniente acender a lenha no fogão.
Retirada do tubo fora da oficina. Quanto mais alto o tubo da chaminé, melhor o calado no forno. Agora sua oficina será sempre quente e aconchegante o ano todo!
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send