Moinho "bailarina" ajustável em uma árvore

Pin
Send
Share
Send

Você já teve que fazer grandes furos em madeira, plástico ou cerâmica? A ferramenta de corte para esses diâmetros é difícil de obter. Mas às vezes sem ele, é quase impossível fazer um contorno exato. Para lidar com essas tarefas sob o poder do dispositivo, chamado em pessoas comuns "bailarina".

As fresas deste tipo são usadas para uma ampla variedade de materiais: madeira, cerâmica, plástico, vários compostos e até metal. A principal diferença é que a peça de corte é pequena e é capaz de processar apenas a zona final da peça, mais precisamente o seu contorno.
Esse processamento é projetado exclusivamente para operação automática a partir de uma máquina-ferramenta ou ferramenta elétrica, como uma broca ou perfurador. As bailarinas são vantajosas, pois economizam energia e tempo cortando ou fresando um círculo exato de grandes diâmetros. Neste artigo, mostraremos como fazer uma fresa de bricolage com materiais improvisados. Então, vamos começar!
Materiais:
  • Placa de metal 200x25x4-6 mm;
  • Parafusos: M8 - 2 peças (+2 porcas e 4 arruelas); M10 - 1 pc (+2 porcas e 1 arruela).

Ferramentas
  • Furadeira ou furadeira estacionária;
  • Búlgaro (rebarbadora) com discos de corte e rebarbação;
  • Arquivo;
  • Braçadeiras de parafuso;
  • Brocas para metal 9-10,5 mm;
  • Núcleo;
  • Vise
  • Chaves e chaves inglesas ajustáveis;
  • Régua e marcador para marcação.

Produção passo a passo de um moinho de bailarina


A base do nosso cortador é uma placa de metal. Deve ser cortado com um comprimento de 20 cm.

Marque o centro da placa, aperte-a e faça uma broca com uma broca de 10,5 mm. É melhor fazer isso em uma furadeira estacionária.

Em seguida, marque o meio da faixa e, próximo às bordas, marcamos as marcas para perfuração. Para não quebrar a broca durante a operação, o intervalo das marcas do núcleo deve ser ligeiramente maior que o diâmetro dos futuros furos.
Realizamos furos nas marcas dos dois lados da placa, não atingindo as bordas e o furo central literalmente 1 cm.

Apertando a placa em uma morsa, o disco de corte do moedor conecta os orifícios em duas ranhuras oblongas. Nós os terminamos com uma lima plana ou quadrada, para que futuros incisivos os andem livremente. Também removemos montes e rebarbas.

Pressionamos o prato com grampos na mesa ou prendemos em um torno. Com um disco de retificação, limpamos seus planos e suavizamos cantos e bordas afiadas.

Nós inserimos o parafuso M10 no orifício central e o apertamos com a porca no lado reverso. Enrolamos a segunda contraporca sobre a primeira e também apertamos com uma chave de boca ajustável ou de ponta aberta.

Fazemos cortadores de trabalho a partir de parafusos M8. Nós os prendemos em um torno com um chapéu, colamos uma área não afetada com fita adesiva e usamos o moedor para prender a parte rosqueada do parafuso. Em seguida, viramos o parafuso e trituramos a parte oposta do parafuso, deixando uma alça plana com 4-5 mm de espessura. As pontas dos incisivos são feitas na forma de um pequeno gancho unilateral, apontado para o final.

Insira os parafusos do cortador nas ranhuras da placa na direção oposta à haste do cortador. Colocamo-los com arruelas nos dois lados para aumentar a área de contato com a placa. A linha restante no lado dos cortadores permite apertar a porca e fixar esses elementos de corte com ela.

Uma característica desta fresa, a “bailarina”, é expor os dois incisivos a uma distância igualmente remota do centro. Para fazer isso, marque com uma régua uma gradação de dimensões na lateral da placa. As marcas são aplicadas com um marcador de até meio centímetro.
O moedor não apresenta entalhes nas marcas dimensionais. Portanto, eles permanecerão por muito tempo e serão facilmente distinguíveis durante o trabalho.

Definimos os cortadores para o tamanho da peça de trabalho. Agora, segurando-o no mandril de uma furadeira, é possível cortar com precisão e rapidez o mais rápido possível um círculo de grande diâmetro, por exemplo, de madeira compensada!

Pin
Send
Share
Send