5 maneiras de desaparafusar o filtro de óleo

Pin
Send
Share
Send

Esse elemento de substituição deve ser substituído no motor do carro a cada 7-15 mil quilômetros, juntamente com a próxima substituição do óleo do motor. Normalmente, ele é acoplado ao motor em sua parte inferior e não é tão fácil alcançá-lo, mas é ainda mais difícil desligá-lo, pois não é possível agarrá-lo com as duas mãos.

Além disso, durante o período de substituição a substituição, a carcaça do filtro é coberta com poeira, sujeira, vários depósitos oleosos e mãos, sem encontrar a aderência necessária, desliza pela superfície da peça.
O que fazer se não fosse possível torcer este produto intercambiável com uma mão?

Você deve usar os seguintes dispositivos simples, mas bastante convenientes e eficazes.

1. Uma stripper na forma de uma fita de metal e um parafuso com uma porca


O dispositivo consiste em uma fita de metal, que nas extremidades passa através das fendas no suporte encaracolado, simetricamente localizadas em relação ao seu centro, na qual o parafuso está apoiado com uma porca aparafusada.
A fita forma uma circunferência e suas extremidades são fixadas em dois lados opostos da porca móvel por meio de parafusos curtos. Se você desapertar o parafuso, a porca deslizará para baixo e o diâmetro do loop aumentará. Quando o parafuso é parafusado, a porca sobe e o loop é encurtado. O suporte na parte inferior é feito ao longo de um arco de um círculo.

A alça do extrator gira livremente sobre o alojamento do filtro de óleo e é apertada apertando o parafuso devido ao fato de a porca subir ao longo do parafuso e puxar as extremidades da alça de metal.
Quando o laço envolve firmemente o alojamento do filtro, o extrator se torna uma espécie de alavanca, rigidamente fixada ao nó removível. Agora resta apenas aplicar uma pequena força à alavanca do extrator no sentido anti-horário para rasgar o filtro da sede.
Depois disso, o extrator pode ser removido e o filtro pode ser desaparafusado pelos dedos de apenas uma mão.

2. Extrator tipo caranguejo


É uma espécie de semelhança com o mecanismo planetário: uma engrenagem cilíndrica central e três engrenagens de satélite do mesmo tamanho e tipo, cada uma das quais se envolve com a primeira.
As engrenagens externas estão localizadas uniformemente ao redor da central em torno da circunferência, ou seja, a 120 graus entre si. Todos eles são fixados com seus eixos em um disco redondo forte e rígido e em uma placa triangular com ângulos arredondados na parte traseira das engrenagens.
A engrenagem central é acionada em rotação por uma chave através de uma porca localizada com o lado frontal da placa na extensão do eixo da engrenagem central. Ao mesmo tempo, as engrenagens laterais do satélite começam a girar em menos de uma revolução em torno de seu eixo, o que é suficiente para o trabalho de um grampo desse tipo.

A caixa do disco de óleo é presa por suportes em forma de L de seção transversal circular, que são soldados com o lado curto perpendicular aos geradores das engrenagens laterais, bem no centro, de modo que o ângulo entre eles também seja estritamente de 120 graus. Além disso, as hastes longas dos suportes devem estar paralelas entre si e orientadas na direção oposta à localização da porca. Para uma melhor aderência, os lados longos dos grampos, começando pelo menos do meio até o final, são equipados com um entalhe longitudinal saliente.
Se os suportes estiverem dispostos radialmente, o cilindro condicional dentro deles terá um diâmetro máximo. Girar a porca para a esquerda ou direita reúne os suportes e o diâmetro do cilindro condicional diminui.

O uso deste dispositivo é bastante simples: pegue os suportes do filtro de óleo e use a chave para girar a porca para a esquerda, torcendo o filtro da sua sede. Quando a porca é girada para a direita, o filtro, ao contrário, torce.

3. Extrator de corrente


O elemento principal é um pedaço de corrente que, em uma extremidade, é fixado na “buzina” da alça junto com o braço oscilante, a outra extremidade é livre. Mas, para que a corrente não salte da “buzina”, um alfinete é inserido no elo final, cujas extremidades são divorciadas.
Para desaparafusar o filtro de óleo, a corrente é empurrada contra seu corpo, puxada pela extremidade livre e pressionada nos dois dentes da alça. Eles não permitem que a alça da corrente apertada ao redor da carcaça do filtro abra e afrouxe o grampo.
Agora, resta apenas à mão girar a alavanca do extrator no sentido anti-horário, e o filtro pode ser facilmente desaparafusado. Se você atirar a corrente na direção oposta e girar o botão no sentido horário, o filtro poderá ser instalado no local original e apertado até parar.
Depois de desaparafusar ou torcer, basta remover a força da manopla, pois a corrente se solta e pode ser removida da carcaça do filtro.

4. Chave ajustável


Talvez este seja o dispositivo mais conveniente, se seu tamanho permitir que você separe as garras para segurar o corpo do filtro de óleo, cujo diâmetro às vezes pode exceder 100 mm. E também para ele, você precisa de um local proporcional ao comprimento da chave ajustável. E como encontrá-lo no motor não apenas de um carro de passageiro, mas também de um caminhão? Portanto, esse método é quase inútil em termos práticos.

5. Chave de fenda poderosa


Os modernos filtros de óleo montados nos motores dos carros são principalmente descartáveis. Portanto, após o primeiro uso, eles não servem para nada. Portanto, não há nada para poupá-los.
Daí a última maneira “bárbara” de desaparafusar o filtro de óleo usando uma chave de fenda forte e, de preferência, longa, com uma picada aguda e uma alça durável.
Colocamos a ponta da chave de fenda na geratriz do filtro, o mais próximo possível do fundo da peça removível. Segurando uma chave de fenda perpendicular à superfície do estojo, golpeamos a ponta do cabo com um martelo até rompermos as paredes superior e oposta. A ponta da chave de fenda deve sair.
Assim, criamos uma alavanca improvisada, à qual basta aplicar um pouco de esforço no sentido anti-horário, e o filtro será facilmente desaparafusado. Além disso, quanto mais longa a chave de fenda, menor será a força necessária para desaparafusar. A desvantagem é a mesma do caso anterior: é necessário muito espaço.

Nota de conclusão


Como desaparafusar o filtro de óleo se os três primeiros dispositivos não estiverem à mão e não houver lugar para usar os dois últimos. Tente usar uma lixa.
Para fazer isso, coloque luvas nas mãos, corte um pedaço proporcional de lixa grossa, pegue a carcaça do filtro e tente movê-lo com as duas mãos. Geralmente, isso é bem-sucedido, porque você só precisa superar a força de esmagamento da junta de borracha anular para selar o filtro e apertar a rosca.

Pin
Send
Share
Send