Uma maneira simples de transferir uma chave de fenda de baterias de níquel-cádmio para íon-lítio

Pin
Send
Share
Send

Provavelmente, todos os proprietários de uma chave de fenda tiveram esse problema pelo menos uma vez: você carrega sua bateria antiga, mas após 5 minutos de operação, ela se senta novamente. Isso é muito desagradável, mas somos capazes de resolver esse problema com nossas próprias mãos.
As baterias de níquel-cádmio (Ni─Cd) ainda estão instaladas em muitos modelos de chave de fenda, mas estão longe dos portadores de energia mais ideais. Eles têm baixa eficiência de corrente, efeito de memória, alta autodescarga, mantêm uma corrente de carga baixa (eles são carregados com uma corrente baixa por um longo tempo) e têm uma capacidade específica relativamente baixa. Tendo em conta todos os fatores acima, sua substituição, por exemplo, por fatores iônicos de lítio (Li─Ion) apenas implora.

Mas essa substituição é tão boa?


Vale a pena focar nesta questão. Para um usuário de chave de fenda, a instalação de baterias de íon de lítio revela alguns dos "chips" anteriormente inacessíveis:
  • 1 - você pode recarregar as baterias após um curto trabalho, isso não reduzirá sua capacidade;
  • 2 - as baterias realizarão um número maior de ciclos de descarga de carga. Quando o recurso estiver esgotado, ele poderá ser facilmente substituído.
  • 3 - O carregamento ocorrerá muitas vezes mais rápido (aproximadamente 1-3 horas, contra 13-15 para o níquel-cádmio).

Mas haverá contras:
  • 1 - As baterias de íon de lítio são mais caras. Você terá que pagar 250-500 rublos por peça.
  • 2 - O próximo ponto negativo é o capricho na carga - eles não toleram sobrecarga ou descarga excessiva e, francamente, é melhor carregá-los com um carregador "inteligente", que, quando uma certa tensão é atingida, reduz a corrente fornecida às baterias.

E quais baterias comprar?


Para não pagar a mais e levar exatamente o que você precisa, observe as características da sua chave de fenda. Deve indicar consumo de energia e tensão. O primeiro deve ser dividido no segundo - você obterá o valor máximo da corrente consumida por uma chave de fenda. Ao escolher uma bateria, você precisa se concentrar principalmente em sua saída atual (você pode ver suas especificações), pois se muita corrente for removida da bateria, ela poderá inflamar, aquecer ou liberar gases perigosos.
Entre as baterias com alta eficiência de corrente, os seguintes modelos são populares: Samsung 25R, LG HE2, LG HE4, Sony VTC5.

E quantas baterias comprar?


Uma bateria 18650 carregada produz 4,2 volts. Divida a tensão da qual a chave de fenda funciona por 4,2 e arredonde-a (para uma chave de fenda de 12 volts - 3 baterias).

Desmontagem.


Desapertar os parafusos localizados na parte inferior do compartimento da bateria.

Depois disso, abra cuidadosamente o compartimento da bateria. Ele conterá uma bateria montada a partir de baterias de níquel-cádmio.

As baterias de topo por solda a ponto são conectadas ao grupo de contatos do compartimento de bateria de uma chave de fenda. Você pode desconectar as baterias dos terminais com uma faca, se isso não der certo - morda o bloco de contato que vai do terminal à bateria, acima do ponto de solda. Descarte a bateria removida no local designado.

Assembléia


O projeto envolve a remoção rápida de baterias (para que, no final do trabalho, você possa carregá-las facilmente em um carregador estacionário, por exemplo, o NITECORE I4 (o site //sdelaysam-svoimirukami.ru também possui artigos sobre como montar um carregador de orçamento para dados baterias)), então foram utilizados 2 suportes x 18650.

Para atingir a tensão desejada - é necessário conectar as baterias em série (com essa conexão, o sinal de adição da bateria é conectado ao sinal de menos do subsequente). Desde que eu usei 2 titulares, eles devem estar conectados um ao outro para troca atual

Os fios originais dos suportes eram muito finos, por causa dos quais poderia haver perdas no aquecimento, para evitar isso, eles eram soldados a fios de diâmetro maior, levando em consideração a nova localização das baterias.

Para uma indicação aproximada do nível de carga da bateria, foi utilizado um LED de 12V, conectado em série com um resistor limitador de corrente de 1 kΩ.

Não se esqueça do isolamento.

A energia do LED deve ser destacada paralelamente à energia da chave de fenda. Para fazer isso, os fios de uma seção menor são soldados aos fios grossos do mais e do menos da bateria.

Os fios de uma seção transversal maior devem ser soldados aos terminais da bateria da chave de fenda, no meu caso, são colocados em uma placa separada e, depois disso, a placa é retornada à sua posição normal, fixando-a com cola, se desejado.

Para observar o LED no estojo da bateria, é necessário fazer um orifício (para isso, uma unha aquecida é boa).

Como o LED desempenha a função de um indicador em vez de uma luminária, você pode consertá-lo no orifício aplicando adesivo hot-melt (isso tornará o brilho mais suave). Foto chave de fenda após o processamento.

Um vídeo demonstrando o poder de uma chave de fenda em baterias novas está incluído.

Observe que, para que as baterias funcionem corretamente em série, elas devem ser “casadas”, ou seja, devem ser retiradas de um lote, de uma capacidade e modelo. Sujeitos a esta regra, eles serão descarregados ao mesmo tempo. Para verificar a carga das baterias e evitar a descarga excessiva, use o LED (quanto menor a carga, mais fraca a luz que emite. Sem o treinamento adequado, isso não é tão fácil, por isso, verifique a tensão nas baterias com um voltímetro).

Pin
Send
Share
Send