Bomba de rega submersível caseira de 12 V

Pin
Send
Share
Send


Perto das casas de veraneio, muitas vezes existem lagoas rasas, mas é difícil tirar água delas com um balde: você precisa caminhar pelo fundo, a sujeira aumenta ao digitar, a água é muito lamacenta. Existe uma maneira simples de sair da situação - fazer uma bomba submersível elementar com um impulsor centrífugo. A altura da subida da água é de 2 a 3 metros, o que é suficiente para as necessidades domésticas.

Ferramentas e materiais


Prepare dois motores elétricos para 12 V, que você pode usar nos limpadores de carro (ou comprar um motor poderoso em Ali Express) Pedaços de tubos de plástico de vários diâmetros, tamanhos são selecionados levando em consideração os parâmetros dos motores elétricos. Precisamos de cola epóxi e solda a frio, um moedor, uma furadeira com um conjunto de brocas, uma tira de chapa de aço galvanizada, um pedaço de plástico uniforme, uma curva para tubos e uma mangueira flexível. Você precisará de um fio com um diâmetro de 0,5 mm, um cabo com um interruptor, para poder precisar de uma bateria de 12V, você pode usar uma motocicleta. Os acoplamentos são feitos a partir de uma antena telescópica antiga do receptor; é necessário um fio para suportar o eixo. A chapa de aço é cortada com uma tesoura para metal.

Tecnologia de fabricação


Vi um pedaço de cerca de 2-3 cm da antena, o diâmetro deve ser ligeiramente menor que o diâmetro do eixo do rotor.

Conecte os dois motores, puxe a embreagem para a extremidade dianteira do rotor do primeiro e a extremidade traseira do segundo. Os motores devem estar perfeitamente alinhados; verifique isso girando o eixo manualmente.

Nesta posição, aplique cola epóxi na superfície dos motores e prenda as pranchas de madeira. Eles exigem pelo menos duas peças, somente essa quantidade fornecerá a confiabilidade necessária.

Após a cola secar, solde os cabos de energia às saídas do motor, as conexões devem ser paralelas. O comprimento do cabo corresponde à distância entre a imersão da bomba e o local da bateria. Observe a polaridade, isole as aderências.

Coloque os motores preparados em um tubo de plástico. Seu diâmetro e comprimento devem garantir sua colocação livre. Para fixar os elementos no tubo, enrole as tiras de solda a frio ao redor do perímetro de cada motor. Verifique se o eixo do rotor está localizado no centro do tubo e está estritamente ao longo do seu eixo.

Vede cuidadosamente a frente da bomba com solda a frio, apenas o eixo rotativo deve permanecer aberto.

Fabricação do impulsor


Recorte um círculo de aço galvanizado, encontre seu centro e faça um furo. O diâmetro deve corresponder ao diâmetro do eixo de rotação.

Com uma tesoura de metal, corte quatro retângulos para as lâminas da bomba. Cole-os na vertical ao círculo. Verifique se todos os elementos estão organizados verticalmente.

Prepare um segundo círculo de chapa de aço, faça um furo. Agora seu diâmetro é maior, dentro de dois centímetros. A água será absorvida através dele.
Espalhe com epóxi e cole a primeira parte do impulsor com pás. Todos os planos devem estar em um ângulo de 90 graus, círculos paralelos.
Na tomada, instale um elemento de suporte de arame. Deve ser dobrado com um anel, as pernas devem ser feitas nas extremidades para melhorar a força de fixação. Cole-os, mas lembre-se de observar o alinhamento.

Insira o eixo de metal nos orifícios do impulsor e cole nos dois lados.

Deslize o acoplamento da antena no eixo e conecte-o ao eixo do motor.

Carcaça da bomba de fabricação


Corte um pedaço de tubo de plástico, selecione as dimensões de acordo com o diâmetro da roda e sua distância do tubo com os motores.

Cole-o no círculo de plástico, verifique se as peças são perpendiculares.

Faça um buraco com uma furadeira. Seu diâmetro deve ser o mesmo que a entrada na roda da bomba.
Faça um orifício na lateral da carcaça do impulsor, o diâmetro é selecionado levando em consideração o tamanho do joelho. Para acelerar o processo, você pode usar um ferro de solda elétrico.

Coloque um pedaço de tubo de plástico com cerca de 3-4 cm de comprimento no corpo, cujo diâmetro da passagem deve corresponder ao diâmetro externo da carcaça do motor e sofrer uma leve tensão.

Insira o impulsor com os motores na carcaça, pré-cubra a tira de solda a frio ao redor da circunferência do tubo. Ajuste a posição das peças. No centro da abertura da entrada de água na carcaça, deve haver o mesmo dispositivo para apoiar o eixo do impulsor que a roda da bomba. Durante a rotação, ele deve descansar em dois lugares.

Anexe o cotovelo à saída de água do corpo, o segundo orifício está voltado na direção da mangueira. Processe com cuidado todos os acessórios com mástique.

Feche a entrada do corpo da bomba com uma cobertura adequada e cole-a com cola epóxi.

Insira uma mangueira flexível no cotovelo, aperte e sele o ponto de entrada. Amarre a mangueira ao corpo da bomba submersa, conecte à bateria.

O produto está pronto para uso, mergulhe-o na água e ligue-o.

Certifique-se de que a porta de sucção esteja acima do fundo da lagoa e não prenda a sujeira.

Conclusão


Recomenda-se usar a bomba por um curto período de tempo - a carcaça dos motores de automóveis não pode proteger por um longo período de tempo da entrada de água, ela passará pelo mancal do eixo do rotor. É muito difícil encontrar vistas herméticas com uma caixa de pelo menos IP 67, e elas são caras.

Pin
Send
Share
Send