Supercapacitores de banco de potência DIY

Pin
Send
Share
Send


Os supercapacitores têm uma tremenda capacidade em comparação aos capacitores convencionais. Eles também têm várias vantagens em relação às baterias de íon-lítio, como: eles não têm medo de baixas temperaturas, não têm medo de uma descarga completa. Tudo isso me fez virar o banco em supercapacitores.
Bancos de energia convencionais, se estiverem ociosos, são descarregados ao longo do tempo, uma vez que os elementos têm descarga automática. E um belo dia, quando você precisar de um banco, digamos, em uma caminhada, ele estará "morto" e não mostrará sinais de vida.
O mesmo modelo, fabricado em ionistores, estará sempre pronto para o trabalho se você o carregar primeiro.

Vai precisar


  • 4 supercapacitores (ionistores) a 2,7 V e 500 F.
  • Controlador com LCD e USB 5V 1A, 2.1A.

O controlador executa várias funções ao mesmo tempo: controla o carregamento e a descarga da bateria, protege contra curto-circuito e exibe a capacidade de toda a bateria no visor.
Micro USB é usado para conectar a fonte de alimentação para carregar. Os outros dois USB são saídas para conectar a carga.

Fazendo um banco de potência em ionistores


Soldamos dois supercapacitores em série. Mais a menos.

Também soldamos os dois seguintes. E esses dois pares já são soldados em paralelo um ao outro, "mais" a "mais", "menos" a "menos".

O resultado foi uma bateria de ionistores com tensão máxima de 5,4 V e capacidade de 1000 Farads.
Solde o controlador.

Nós inserimos o cabo USB e carregamos nosso novo banco de potência.

Assim que carregado, conectamos o telefone e verificamos se ele está carregando.

Sim, tudo funciona bem - o celular está carregando.
Para isolar todos os contatos e fazer algum tipo de caso - coloque uma película retrátil e assopre com uma pistola de ar quente.

Sob a tela, corte uma janela com uma faca de escritório.

Vista lateral, portas USB abertas.

Conclusão


Em conclusão, eu gostaria de acrescentar uma mosca à pomada: os ionistores têm uma grande autodescarga em comparação com as baterias de íon-lítio; portanto, após uma carga completa, o tempo de uso é mais limitado do que o dos dispositivos disponíveis comercialmente.

Pin
Send
Share
Send