Como fazer um sulco profundo sob o espigão com um conjunto mínimo de ferramentas

Pin
Send
Share
Send

Uma das juntas de carpintaria comuns e muito confiáveis ​​é o sulco de espigões. No entanto, na ausência de uma fresa, ela é frequentemente ignorada, pois ao inserir manualmente as ranhuras, você realmente precisa mexer. Considere como fazer sulcos um pouco mais rápido.

Ferramentas


  • cinzel;
  • malho;
  • broca e broca para a largura da ranhura;
  • lápis e régua.

Inserção de espigão


Na peça de trabalho, é feita a marcação do futuro sulco. Se for um corte transversal, você precisará desenhar nos dois lados, pois, caso contrário, não será possível obter uma pastilha limpa. É importante que a largura da marcação corresponda à largura do bit disponível.

A broca é presa ao final da marcação e mergulha na árvore com um leve golpe de martelo. Depois disso, sua lâmina é presa após alguns milímetros e é conduzida em ângulo com o primeiro entalhe. Então, você precisa ir até a borda da marcação.

Depois disso, as bordas são cortadas e um corte é feito no meio. Isso permite que você separe a árvore cortada e limpe-a da ranhura.

Em seguida, são feitas várias outras passagens para aprofundar o sulco.

Quando ficar claro o suficiente, você precisará fazer vários furos ao longo da ranhura com uma broca do mesmo diâmetro. É importante que a profundidade seja a mesma e corresponda ao comprimento exigido do espigão que será inserido na amostra. Na fabricação de uma ranhura passante, você deve primeiro trabalhar com um cinzel e, por outro lado, para que, durante a perfuração, os dois recessos converjam no meio da peça. Se você romper apenas de um lado, do outro, ganha fichas.

Após a perfuração, partições finas de madeira permanecem. Isso é feito rapidamente se você perfurar adicionalmente as paredes em ângulo.

O que não pode ser removido dessa maneira é cortado com um cinzel.

O resultado é um sulco com paredes lisas. É importante que seu tamanho corresponda aos parâmetros do pico. O fundo do furo passante pode ter irregularidades; não é necessário triturá-lo. Essa superfície ainda não é visível e, depois de derramar cola de madeira, aderirá às fibras rasgadas ainda mais fortes.

Obviamente, a conexão das peças de trabalho com pregos e ranhuras é mais longa do que com parafusos e outros elementos de fixação de metal. Mas esse nó parece muito mais atraente e, além disso, é o mais confiável. Nunca permitirá que a peça apareça entre as peças conectadas. Talvez a primeira vez que o sulco não seja tão elegante, mas com a prática sua qualidade melhore.
Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send