Nesta revisão, o autor mostra como você pode decorar portas de metal antigas para que elas fiquem lindas e se harmonizem com o interior circundante.
Para que a tinta à base de água se encaixe bem na superfície metálica, coberta com esmalte alquídico, será necessário tratar as portas com lixa.
O processamento da porta com lixa permitirá arranhar a superfície do metal, o que aumentará a adesão entre as duas tintas preparadas em uma base diferente.
Para aumentar a aderência da superfície, a porta deve ser preparada. Para isso, o autor utiliza solo em aerossol. A superfície em si precisará primeiro ser desengordurada.
As principais etapas do trabalho
Depois que o primer secar, você poderá começar a pintar a porta. Como corante básico, é utilizado o esmalte água-acrílico.
Você também pode usar tinta à base de água, se for de boa qualidade. A tinta base é aplicada à superfície da porta com um rolo em 1-2 camadas.
Na próxima etapa, misturamos o verniz à base de água com a cor - não há proporções claras, pois neste caso tudo é feito a olho nu.
Na superfície pintada da porta, com um pincel, fazemos círculos que imitam o corte de uma árvore. É conveniente fazer isso com uma escova larga.
O toque final - e pronto
Enquanto as balas estão secando, o autor, com a ajuda de uma faca de escritório, corta pequenos dentes de diferentes profundidades em uma espátula de borracha.
Em seguida, aplicamos a segunda camada de verniz com cores, mas já com um tom mais escuro, nos cortes de serra da árvore. E com a ajuda de uma espátula dentada, formamos o padrão final e as rachaduras.
Em seguida, pinte os espaços entre os cortes com tinta cinza (você também pode escolher uma cor diferente).
E, na última etapa, resta apenas desenhar uma borda em volta dos círculos, o que imitará a casca de uma árvore.
Nesse caso, é usada tinta marrom. E então cobrimos tudo com verniz - duas camadas serão suficientes.
Para detalhes sobre como decorar portas antigas para ficarem lindas e originais, veja o vídeo no site.