Com o advento de materiais de construção como concreto aerado, uma âncora química também se generalizou. De fato, este é o método mais eficaz de fixação, que permite prender com segurança objetos pesados na parede.
A base da âncora química é uma composição adesiva especial que adere firmemente à estrutura porosa do bloco de concreto aerado ou concreto de espuma. Também na "composição" da âncora química inclui um perno e manga.
Mas qual a âncora química mais adequada para o concreto aerado e para lidar com mais eficiência com sua tarefa? Vale a pena comprar um produto acabado ou é melhor fazê-lo você mesmo?
Para esse fim, o autor decidiu realizar um pequeno experimento para acabar com esse problema.
Como montar uma âncora química
Antes de instalar uma âncora química em um bloco de concreto aerado, é necessário executar várias medidas preparatórias. Primeiro, você precisa fazer um furo com um cone reverso.
Para fazer isso, você pode usar a broca vencedora com uma arruela ou um dispositivo especial com uma broca para metal. O segundo método fornece um resultado melhor.
Em seguida, será necessário remover a poeira do furo - para isso, você pode usar um aspirador de pó ou uma pêra. Você também pode usar um compressor.
Na próxima etapa, é necessário cortar um pedaço do comprimento desejado do pino. Além disso, para uma âncora química, é melhor usar um parafuso de boa qualidade.
A manga centralizadora pode ser fabricada a partir de um passador de plástico convencional cortando a parte superior. No entanto, se desejar, você pode usar uma manga de metal.
Em seguida, o orifício é preenchido com adesivo (pode ser epóxi com areia, cimento com areia, gesso, etc.) e um perno é inserido nele com uma luva aparafusada. Esperamos até a solução endurecer e os prendedores estarem prontos.
Para detalhes sobre qual âncora química é mais adequada para concreto aerado, consulte este vídeo.