Para fazer uma bigorna caseira simples de bricolage para uma forja ou uma oficina doméstica, eles costumam usar uma peça adequada de um trilho ferroviário, que quase sempre pode ser comprado por um centavo nos pontos de recebimento de metais ferrosos.
No entanto, se possível, é melhor usar o trilho de guindaste KR-140, que tem um pescoço mais largo e também possui boa resistência - pelo menos 730 MPa.
Em uma bigorna feita em casa, a partir de um trilho, você pode executar várias operações de forjamento a quente ou a frio de metal - fazer um espaço em branco para uma faca ou punhal, achatar uma barra de aço, dobrar a armadura no ângulo certo e muito mais.
As principais etapas do trabalho
Antes de tudo, marcamos a peça de trabalho, após a qual a cortamos em duas partes idênticas - isso pode ser feito usando um moedor com um círculo grande. No entanto, tome precauções extras para que o disco de corte não atole porque o metal é muito grosso.
Em seguida, usando um cortador a plasma, cortamos uma parte das peças em ângulo e tratamos a superfície com um disco de retificação para retificadoras. Colocamos duas peças do trilho com a sola para cima e fazemos dois recortes em forma de U com um triturador, de modo que, quando as peças estão bem conectadas, é obtida uma “janela” quadrada.
A buzina de bigorna é feita de um disco redondo de aço usando um cortador de plasma, uma rebarbadora e uma retificadora de correia, que é inserida no "nicho" entre os trilhos.
Na última etapa do trabalho, recortamos uma placa retangular grossa sob a base da bigorna, após a qual soldamos todos os detalhes em uma única estrutura. Para esse fim, é melhor usar a soldagem automática. Para um processo detalhado de fazer bigorna, veja o vídeo no site.