Os mini-vícios caseiros não diferem muito em funcionalidade dos vícios comuns, mas são mais compactos e práticos de usar. Sim, e são mais baratos que os modelos de fábrica, pois restos de metal, quase sempre disponíveis em uma garagem ou oficina, são adequados para sua fabricação.
Para criar um mini-torno de mesa faça você mesmo, você precisará dos seguintes materiais:
- um pedaço de canal de 9 a 10 cm de largura;
- parafuso prisioneiro ou parafuso com porca;
- dois pedaços de quadrado de aço;
- barra redonda e espaço em branco.
As principais etapas do trabalho
Usando um triturador, cortamos um pequeno comprimento de cerca de 9 a 10 cm de largura do canal de aço e limpamos as bordas das extremidades para remover rebarbas. Em uma das paredes laterais do canal, perfuramos um orifício para o perno (ou um parafuso de diâmetro adequado), primeiro com uma furadeira comum e depois com uma broca de metal e soldamos a porca.
Cortamos duas peças idênticas de uma barra quadrada de aço e fazemos entalhes na diagonal (é possível triturar ou lixar manualmente). As garras de aperto resultantes devem ser soldadas na superfície interna da parede lateral do canal.
Na sola do canal, perfuramos quatro orifícios ao longo das bordas para fixar um mini- torno à mesa ou bancada. Em seguida, cortamos um pedaço do gancho de cabelo com o comprimento necessário: prendemos ao parafuso um “centavo” de fixação, usinado em um torno, e, por outro lado, uma travessa de uma haste redonda.
Toque final
Juntando todas as peças, obtemos um mini-torno caseiro muito compacto e fácil de usar para a oficina em casa. Você pode fixá-los na superfície da mesa nos parafusos. Veja o processo de montagem no vídeo no site.