Com tubos de esgoto, dois bujões e acoplamentos, você pode criar uma versão simples "doméstica" de um macaco pneumático que eleva a carga com ar comprimido. O dispositivo é barato, além de simplicidade de design e versatilidade em uso.
Como fazer um macaco de plástico
Cortamos a tampa do bujão de plástico para canos de esgoto e fazemos um orifício de passagem, no qual instalamos uma válvula de ar comum com uma junta de borracha e a apertamos com uma porca. Inserimos esse segmento do plugue de plástico no acoplamento com um elástico e, para maior confiabilidade, revestimos a junta com cola (dentro e fora do acoplamento).
No estágio seguinte, pegamos um pedaço de tubo de plástico de comprimento adequado, cortamos no comprimento e depois o inserimos em outro bujão de plástico. Colocamos nele um pedaço de tubo de diâmetro maior. As juntas são revestidas com cola. Em seguida, limpamos a superfície com uma lixa e inserimos a parte resultante na extremidade livre do acoplamento.
Lubrificamos a superfície interna do acoplamento, bem como a faixa de borracha e o tubo com um óleo sólido para um deslizamento mais suave durante a operação. Na parte externa da válvula de ar, colocamos um tubo flexível de silicone ou PVC e o fixamos com uma braçadeira (você pode usar fios comuns). Toda a estrutura é montada em uma base de madeira, na qual é necessário fazer um orifício para o tubo.
Em seguida, usando um tee de distribuição, conectamos uma torneira e outra válvula de ar ao tubo. Na tampa, você precisa colar uma aba redonda de borracha. Agora, o macaco de tubos de plástico está completamente pronto para o trabalho. Conectamos o compressor de ar e usamos o dispositivo como um mini-jack.