Carvão de bricolage

Pin
Send
Share
Send

Para acender uma lareira, alguns usam carvão, outros usam gás e outros preferem carvão.
Li sobre carvão e identifiquei para mim três de suas principais qualidades positivas: queima mais limpo que o carvão, custa uma ordem de magnitude mais barata e você pode cozinhá-lo você mesmo.

Examinei várias instruções para o carvão de cozimento automático, e esse método me pareceu o mais simples e mais barato. Inicialmente, eu o "cavei" em algum lugar da Internet alguns anos atrás, mas naquele vídeo os caras usavam barris de 210 litros com canos. Não tenho essas latas de aço ou barris fechados à minha disposição. Como saí da situação? Agora vou contar tudo em detalhes.

Ferramentas e materiais


Em geral, precisamos:
  • Madeira de ignição e madeira de carvão vegetal.
  • Ferramentas para cortar e cortar madeira.
  • Recipiente de metal e tudo o que você precisa para selá-lo.

O que eu usei:
  • Uma serra elétrica sem fio, embora uma serra manual comum também seja bastante adequada.
  • Faca de combate Ka-Bar para cortar madeira fina, uma cunha e um martelo, embora você possa usar uma faca para cortar uma telha (como na minha história ao fazer uma lareira, então eu vou fazer uma faca para cortar uma telha de uma velha lâmina de cortador de grama).
  • Um bloco de madeira para bater em uma faca (ou uma faca para dividir uma telha).
  • Carvalho vermelho para inflamação.
  • Lata de café como um recipiente.
  • Folha de alumínio para vedação de recipientes.

Cortamos, estacamos e jogamos em uma jarra


Não consegui capturar tudo corretamente na câmera, porque perdi meu tripé em algum lugar, mas acho que você já entenderá tudo.
Primeiro, serrei as barras de carvalho vermelho um pouco menos do que a altura da minha lata de café e depois as esmaguei em pedaços com cerca de 20 mm de espessura.
Imaginei a espessura do olho. Como pretendo usar esses carvões para acender uma lareira, pensei que pequenas barras não funcionariam para mim. Se você também levar em conta que tudo foi feito como um experimento com um resultado desconhecido, eu precisava de barras com a maior área de superfície possível para combustão.
Enchi a lata com madeira o mais firmemente possível, depois a cobri com papel alumínio. Fiz um pequeno buraco na folha para remover a umidade e o gás da madeira.
Quando a madeira arde na ausência de oxigênio, emite gás de madeira, o que, aliás, pode ser útil na casa. Em princípio, os carros podem até ser reabastecidos com esse gás! É por causa dos gases que um recipiente completamente selado, no nosso caso, se transformará em uma bomba-relógio. A folha de alumínio com um furo evita esse efeito.

Fazer fogo


Segurança vem em primeiro lugar!
Um balde ou outro recipiente de água próximo é um pré-requisito. Está chovendo há 2 dias, mas o fogo pode explodir repentinamente e muito rapidamente, então você precisa estar preparado para pará-lo a qualquer momento. Eu tinha cerca de 40 litros de água na mão.
Acendi o fogo em um recipiente de aço fabricado por mim, que fiz alguns anos atrás em cursos de soldagem. Eu planejava fazer um churrasco com isso.
Eu tenho uma barba bastante longa, e eu já a fotografava, então aqui está o meu conselho para todos que usam barbas longas: trançá-las em tranças ou dobrá-las em uma camisa! Eu acredito que uma trança à la "rabo de peixe" é uma boa opção, enquanto tranças tradicionais de três fios divergem rapidamente.
Para quem tem cabelos compridos: colete-os por trás em uma trança ou em um coque para não queimar. Crescê-los novamente não é tão fácil. Meu comprimento de cabelo não excede 3 cm, então essa pergunta não me incomoda mais.
Então, eu decidi trapacear um pouco, usando um maçarico a gás para acender. Como isca, usei aparas de pinheiro da minha oficina e peguei vigas de pinheiro secas para ignição - tudo isso ajudará o carvalho vermelho a se incendiar.
Acendi e coloquei um carvalho por cima, mas o fogo ardia fracamente. O método tradicional de preparar carvões exige paciência, mas eu realmente queria gerenciar até a noite! Foi por isso que mandei um leque para o fogo e, depois de meia hora, ele cobriu completamente a árvore. É hora de seguir para o próximo passo.

Olhamos e esperamos


Cobri a lata de café com prateleiras e deixei o ventilador ligado para manter uma temperatura de combustão alta.
Após cerca de 20 minutos, a fumaça começou a partir da lata, mas foi apenas a evaporação da água, da qual falei no início.
Após cerca de uma hora, os gases da madeira desapareceram. Viva! Isso significa que tudo funciona como deveria, e a madeira se transforma em carvão! Depois de mais ou menos uma hora, o fogo quase desapareceu, e eu decidi trazer um pouco de fogo para o buraco na folha para garantir que o gás da madeira não emitisse mais. Tudo está quase pronto!
Peguei a lata do fogo com a ajuda de duas hastes e joguei um pouco de terra por cima para selar completamente o recipiente - o ar não deveria entrar lá; caso contrário, devido à diferença de pressão, isso permitiria que o carvão ficasse ainda mais.
Esperei mais uma hora, depois abri a lata e vi o produto acabado.

Resultado e Resumo


Abri a lata resfriada, limpei a sujeira, joguei o carvão e quebrei os pequenos pedaços com cerca de 5 cm de comprimento. Na verdade, eu só queria ter certeza de que a árvore estava carbonizada o suficiente. E eu estava convencido disso! Consegui cerca de 3 litros cúbicos de carvão puro!
Meus pensamentos sobre a experiência:
Até terminar de construir minha buzina, não poderei dizer com certeza o quão bom é esse carvão, e o material obtido obviamente não será suficiente. Portanto, terei que repetir esse processo mais algumas vezes para reabastecer os suprimentos.
De fato, fiquei surpreso com a quantidade de carvão recebido - após o experimento, o banco estava apenas pela metade.
Se você não tem essa lata de café em mãos, mas há dinheiro grátis, pode comprar uma lata de tinta. Eu recomendaria procurar uma daquelas latas de metal brilhante que são vendidas em lojas de ferragens.
Aconselho que você use madeira de lei, pois elas geralmente são mais densas que as coníferas, e muito alcatrão e suco não se destacam durante a combustão lenta.
Espero que tenham gostado das minhas instruções e espero que alguém as ache útil!
Finalmente terminei minha lareira e usei o carvão resultante. Acabou não sendo ruim - o carvão dá um calor forte, enquanto queima rapidamente.

Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send