Carga com um botão ligada e desligada

Pin
Send
Share
Send

Muitos eletrodomésticos, sejam centros de música, televisões, várias lâmpadas, ligam e desligam pressionando o mesmo botão. Pressionado uma vez - o dispositivo ligado, pressionado novamente - desligado. Na prática do rádio amador, muitas vezes é necessário implementar o mesmo princípio. Tais botões são frequentemente usados ​​na construção de amplificadores caseiros em casos elegantes, um dispositivo com esse princípio de ligar e desligar parece muito mais perfeito, semelhante a um dispositivo de fábrica.

Diagrama do dispositivo


O esquema de ligar e desligar a carga com um botão é apresentado abaixo. É simples como uma bota de feltro, não contém componentes escassos e inicia imediatamente. Então o diagrama:

Seu link principal é o popular chip temporizador NE555. É ela quem registra o pressionamento de tecla e define a saída como 1 ou 0. lógico. Botão S1 - qualquer botão para fechar sem travar, porque quase nenhuma corrente flui através dele, praticamente não há requisitos para o botão. Peguei o primeiro soviético dos anos 60.

O capacitor C1 e o resistor R3 suprimem o ressalto dos contatos do botão; C1 é melhor usado em cerâmica ou filme não polar. LED1 indica o status da carga - o LED está aceso, a carga está acesa, apagada, apagada. O transistor T1 ativa o enrolamento do relé; aqui você pode usar qualquer transistor de baixa potência da estrutura NPN, por exemplo, BC547, KT3102, KT315, BC184, 2N4123. Um diodo paralelo à bobina do relé serve para suprimir pulsos de auto-indução que ocorrem na bobina. Você pode usar qualquer diodo de baixa potência, por exemplo, KD521, 1N4148. Se a carga consumir uma corrente pequena, você poderá conectá-la diretamente ao circuito, em vez da bobina do relé. Nesse caso, vale a pena colocar o transistor mais poderoso, por exemplo, KT817, e o diodo pode ser excluído.

Materiais


Para construir o circuito, você precisará de:
  • Chip NE555 - 1 unid.
  • Transistor BC547 - 1 unid.
  • Capacitor 1 uF -1 pc.
  • Resistor 10 kOhm - 2 unid.
  • Resistor de 100 kOhm - 1 pc.
  • Resistor de 1 kOhm - 2 peças
  • Botão sem fixação - 1 unid.
  • Diodo KD521 - 1 unid.
  • 3v LED - 1 pc.
  • Relé - 1 pc.

Além disso, você precisa de um ferro de solda, fluxo, solda e a capacidade de montar circuitos eletrônicos. Os componentes eletrônicos custam quase um centavo e são vendidos em qualquer loja de peças de rádio.

Montagem do dispositivo


Antes de tudo, é necessário fazer uma placa de circuito impresso. É realizado pelo método LUT, o arquivo é anexado ao artigo. Não é necessário espelhar antes de imprimir. O método LUT tem sido repetidamente descrito na Internet; aprender não é tão difícil. Algumas fotos do processo:
Placa de download:
pechatnaya-plata.zip 5.04 Kb (downloads: 1001)

Se não houver uma impressora em mãos, você pode desenhar uma placa de circuito impresso com um marcador ou verniz, porque é muito pequena. Após a perfuração dos furos, a placa deve ser estanhada para evitar a oxidação dos trilhos de cobre.
Depois de fazer o quadro, você pode começar a soldar as peças nele. Primeiro, os pequenos componentes são soldados - resistores, diodos. Depois disso, capacitores, microcircuitos e tudo mais. Os fios podem ser soldados diretamente na placa ou conectados à placa usando blocos de terminais. Eu trouxe os contatos de energia e de saída para conectar o relé através dos blocos de terminais e soldou o botão diretamente na placa em um par de fios.

Assim, esta placa pode ser integrada a qualquer dispositivo, seja um amplificador, uma lâmpada caseira ou qualquer outra coisa que exija ligar e desligar com um botão, sem necessidade de fixação. A rede possui muitos outros circuitos semelhantes construídos em microcircuitos soviéticos, transistores, no entanto, esse circuito usando o microcircuito NE555 se estabeleceu como o mais simples e ao mesmo tempo confiável.

O princípio de operação é mostrado claramente no vídeo.

Pin
Send
Share
Send