Como costurar uma bainha de faca

Pin
Send
Share
Send


Qualquer faca com lâmina fixa, projetada para operação fora de casa, sem bainha, perde uma parte significativa de sua funcionalidade. É inconveniente removê-lo da mochila e, no bolso de suas roupas, geralmente se torna traumático. Se a faca com a qual você vai pescar, caçar, fazer cogumelos ou acampar não tiver “roupas”, você pode fazer isso sozinho.
Minha tarefa é costurar uma bainha para um fultang sem uma ferramenta especializada e com os materiais disponíveis. O comprimento da faca é de 250 mm e a espessura da bunda é de 4 mm.

Materiais


  • Pele. Aparas de curtimento de vegetais de 3,5 mm de espessura - aparas de uma maleta de ferramentas antiga. A bainha de couro não exige reforços adicionais.
  • Thread. A linha de sapatos encerados foi comprada em uma loja de armarinhos.
  • Cera. Eles vão processar as extremidades da pele. Uso cera de carnaúba (palma) - a mais refratária e não oleosa ao toque. É vendido como cereal em lojas de cosméticos. Como alternativa, parafina técnica (vela) ou cera de abelha serve.
  • Parafuso do coldre. Ele desempenhará o papel de fixador. Em vez de um parafuso, é adequado um botão sobressalente de uma jaqueta ou capa de chuva.
    As ferramentas
  • Faca de sapato.
  • Pinça com pastilhas de metal duro para marcação. Em vez disso, você pode usar a bússola ou o medidor de desenho usual.
  • Caneta esferográfica.
  • Adesivo de contato.
  • Duas agulhas ciganas.
  • Alicates.
  • Brocas com diâmetro de 1,5 - 2, 4 e 5 mm.
  • Furadeira de bancada.
  • Lixadeira de Cinto.
  • Círculo de tecido.

Marcação e corte de peças


Por design, o produto será semelhante ao revestimento para o NKVD finlandês. Colocamos um pedaço de cheprak bakhtarma e nele - uma faca. Esta será a frente da bainha.

Circule cuidadosamente o contorno com uma caneta esferográfica. Marque a linha em que a alça começa e alinhe a “inclinação” na lateral do bumbum. Separe 10 mm no compasso de calibre vernier e desenhe duas linhas usando o contorno desenhado como copiadora. Avaliamos o resultado, circule a caneta e, se necessário, ajuste a forma manualmente.

Preste atenção à posição da faca! Faço uma bainha sob a mão direita e, se você for canhoto, vire a lâmina do outro lado, ou seja, espelho.
Aparamos o contorno externo com uma faca de bota. Deve-se prestar atenção especial à linha da boca, para que a alça fique unida a ela sem folga. Então fazemos o mesmo detalhe - um espaçador, mas nele cortamos as linhas internas. Ele formará a cavidade interna da bainha e protegerá a costura contra cortes. Ao aplicar as peças, as “caudas” do espaçador devem sobressair da boca. Eles são aparados após a colagem.

A faca do sapato deve estar bem afiada! Corte cada linha com pressão mínima em várias passagens. Nas seções curvas, trabalhe apenas com a ponta. Coloque a pele em uma base de madeira.
Colagem e contorno
Montamos a parte da frente com um espaçador na cola. Controlamos a largura da cavidade com uma lâmina.

O próximo detalhe é o errado. Marcamos para que o bakhtarma esteja na cavidade da bainha. O lado da lâmina segue o formato das duas partes anteriores. A parte na qual o identificador repousa é marcada aleatoriamente. O principal é que as costas não se projetam além da bainha. Depois, há espaço suficiente na alça que fixa a faca e na suspensão.

Cole o lado errado.

Cheprak é um material grosso e duro que é quase impossível de cortar sem erros. Após a colagem, as extremidades da bainha serão desiguais.

Processamos os contornos em uma retificadora com uma correia de 60 ou 80. Como alternativa, você pode usar uma retificadora ou uma retificadora com uma roda de pétalas. É melhor processar a pele na fita de esmeril, pois a pedra está entupida por suas partículas e "queima". A tarefa é remover todas as irregularidades da faca e manter um ângulo reto entre a extremidade e os lados da bainha. Após a usinagem do contorno, a largura do espaçador é de cerca de 7 mm.

Use proteção para os olhos e proteção respiratória! Devido a poeira e detritos, é melhor fazer a instalação na oficina ou na rua.

Marcação de costura


Marcamos a costura na frente. Ajustamos a pinça para um tamanho de 3,5 mm, desenhamos duas linhas da ponta à boca. A inserção montada no trilho repousa sobre a extremidade, e o segundo, montado na haste, é usado como um riscador. A linha copiará com precisão o formato da bainha e sua qualidade depende de quão bem a face final foi polida.
Definimos o passo de costura no compasso de calibre vernier (tenho 7 mm). Marcamos o primeiro ponto para perfurar na interseção de linhas (a ponta afiada da bainha). Instalamos uma pastilha na pinça e, na segunda, marcamos o próximo orifício. Reorganizamos a ferramenta um passo de cada vez até chegarmos à boca.

Para tornar a marcação mais distinta e corrigir possíveis imprecisões, é aconselhável caminhar sobre ela novamente com um furador. Determinamos o local onde a alça será localizada (desenhada por uma caneta).

Furos de perfuração


Profissionais que trabalham com couro fazem furos com uma ferramenta especializada - um soco. Eu usei uma furadeira de mesa (diâmetro da broca de 1,8 mm).

A mesma operação pode ser feita com uma furadeira manual ou máquina de gravura, mas você precisará monitorar cuidadosamente a verticalidade do eixo, caso contrário, no final, a costura do lado errado irá “andar”. Enquanto você estiver perto da máquina, poderá fazer ranhuras para a correia e a suspensão. Furei orifícios com um diâmetro de 5 mm e cortei uma faca de bota entre eles.

Abastecemos a correia, inserimos a faca e destacamos o prendedor. Primeiro, perfuramos o orifício superior (sob a cabeça, diâmetro - 5 mm), depois, através dele, delineamos o fundo (sob o parafuso, 4 mm).

Depois de instalar o parafuso e verificar a parte em excesso da tira, é removida. Para facilitar a passagem da cabeça pelo orifício, fazemos uma incisão de 3-4 mm.
Observe: a cor da pele mudou. Após a perfuração, o espaço em branco da bainha é processado em uma máquina de jateamento de areia. Depois disso, esfreguei as pontas com cera de carnaúba e passei pelo resto das superfícies. Como resultado, as bordas ficaram mais escuras. Para aplicar a cera de carnaúba, foi utilizada uma roda de tecido montada em uma retificadora. A parafina pode ser aplicada manualmente diretamente no final e cobrir as demais superfícies com verniz para calçados.

Firmware


Usei uma costura de sela - simples e confiável. Cortamos a linha do carretel e enfiamos as pontas em duas agulhas. Fazemos duas costuras: do lado da bunda e da ponta da faca.

Para fixar a linha, insira-a no olho, fure-a a 3 cm da borda e aperte. Para que ela não escorregue ao puxar pelo buraco. Com essa espessura da bainha (cerca de 10 mm), a linha deve ser 6 vezes maior que a costura. Você não deve fazer menos, caso contrário, será inconveniente trabalhar ou poderá não ser suficiente.
Passe a agulha pelo orifício na ponta da bainha e alinhe a linha. Para facilitar a brocagem, você pode usar um alicate. A agulha localizada na frente é inserida no próximo orifício. Estendemos a linha até o fim, certificando-se de que ela não torça. Passamos a agulha "errada" para o mesmo buraco. Realizamos o aperto final.

Começamos cada ponto pela frente. Tentamos não perfurar a linha que já está no orifício com a agulha “que se aproxima”.
No final, a costura deve ser fixada. Para fazer isso, costure novamente o último ponto na direção oposta, coloque a linha frontal no lado errado, corte e cauterize.

O firmware em si levou 20 minutos e cerca de 2 horas foram gastas em trabalhos preparatórios.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como costurar couro (Pode 2024).