Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
A queima de madeira é uma das maneiras mais simples de decorar e proteger a superfície de vários efeitos nocivos. Como executar adequadamente uma operação em casa - passo a passo é descrito no artigo.
Quem inventou a madeira queimada?
Segundo uma versão, acredita-se que os japoneses foram os primeiros a queimar madeira. Ao mesmo tempo, eles usavam essa tecnologia, curiosamente, não em seus produtos. Inicialmente, dessa maneira, eles salvaram as florestas do fogo durante a estação de incêndio. A parte inferior queimada do tronco tornou-se inflamável e, consequentemente, menos exposta ao fogo.
A segunda lenda popular também é do Japão. Se você acredita nesta versão, uma vez que os japoneses notaram que, após um incêndio na floresta, os troncos carbonizados duravam mais do que aqueles que passavam pelo fogo. Eles notaram, em particular, que a madeira queimada não apodrece tão rapidamente e os insetos não a afiam.
Mais tarde, essa tecnologia, levada às pessoas pela própria natureza, começou a ser usada na construção. Então, antes da instalação, uma placa de telhado, uma viga de parede, estacas de madeira foram queimadas. Isso tornou o edifício mais durável, protegido de insetos e, em parte, do fogo.
Mais tarde, começaram a usar a queima para decorar produtos de madeira, em particular, para móveis operados ao ar livre. O objetivo, ao mesmo tempo, não era apenas proteger o material contra efeitos nocivos, mas também dar à superfície uma aparência atraente.
Há também uma versão em que os vikings começaram a queimar madeira muito antes dos japoneses. Eles usaram essa tecnologia para processar seus navios.
Os benefícios da madeira queimada
As vantagens da madeira tratada com fogo aberto são as seguintes:
- aparência apresentável;
- pouco atraente para insetos;
- aumento da resistência ao fogo;
- superfície compactada;
- aumento da força;
- resistência à umidade aprimorada;
- resistência ao desgaste;
- Proteção UV.
Além disso, no processo de queima de madeira de baixa qualidade, quase todos os defeitos são eliminados - escurecimento, mancha azul, podridão da luz. O produto processado também não requer planejamento e acabamento da retificação.
Tecnologia doméstica
Na vida cotidiana, a queima de madeira é usada em todos os lugares. A tecnologia permite, sem o uso de manchas, toners e óleos, transformar pinho em madeira rara. Em particular, com a torrefação profunda, descrita neste artigo, o pinheiro mais defeituoso se transforma facilmente em wenge (cresce principalmente na África).
É especialmente útil usar a queima na fabricação de produtos e estruturas que serão operados na rua. Pode ser móveis de jardim, uma cerca, um mirante. Além disso, os elementos de madeira da habitação são frequentemente processados por revestimentos contra incêndio, para-brisas, terraços, balaústres de escadas e assim por diante.
Os caixões de madeira queimada, estojos para presente, molduras, ranhuras e fotografias, várias montanhas-russas e lâmpadas ficarão lindas.
Que tipo de madeira pode ser queimada?
Nem toda madeira pode ser protegida e decorada dessa maneira. Antes de tudo, isso se aplica a espécies frutíferas, carvalhos, cinzas e amieiros. No entanto, a madeira mais comum é perfeitamente queimada - pinheiro e árvore de Natal. Também é possível processar contraplacado folheado e multicamada com fogo.
Para queima, é melhor escolher um material no qual uma estrutura florida é visível. Durante o processamento, a madeira macia queima e é removida, e as fibras duras se destacam em uma cor mais escura. Ao mesmo tempo, nós, manchas azuis, fungos e outros vícios não são um problema para o fogo.
Ao disparar madeira macia, é melhor levar material seco. Queima muito mais rápido, tem menos alcatrão, o que posteriormente causará certos problemas. Também é possível queimar madeira crua. No entanto, deve-se ter em mente que esse tratamento obstrui parcialmente os poros do material e a umidade restante no interior sai muito mais tempo, o que não é bom.
Ferramentas e materiais de queima
A principal ferramenta neste negócio é um queimador de gás. Apenas um fogo aberto (fogão a gás, fogueira, etc.) não se encaixa bem e até queima uma superfície grande não funciona. Também é indesejável usar um maçarico a gás. Ela queima, é claro, de forma excelente, mas gotas de combustível não queimado podem sair do bico, deixando manchas brilhantes na madeira. Como alternativa, você pode tentar usar um secador de cabelos. Mas é gasto muito tempo com isso, e é impossível obter um disparo profundo.
Um queimador de gás é mais adequado para isso. Custa um centavo, seguro de usar, fácil de controlar e configurar. Você pode até conviver com a opção mais barata da produção chinesa, que junto com uma lata de gás custará cerca de US $ 5.
Para trabalhos em larga escala, é melhor adquirir um queimador de gás grande, projetado para colocar um telhado de betume.
Além da fonte de fogo direcional, você também precisará de feltro. Em casos extremos, você pode tirar um pano da cozinha para lavar a louça e usar o lado mais duro.
Na verdade, é tudo o que você precisa.
Queima de madeira em fases. As nuances da tecnologia.
A queima profunda deve começar com uma passagem superficial do queimador através do material. Nesta fase, você precisa aquecer uniformemente a madeira, queimar a pilha de esparadrapo e também abrir os locais onde a resina está concentrada em grandes quantidades. Essas áreas precisarão receber atenção especial posteriormente.
Esses lugares são claramente visíveis na foto. Por via de regra, aparecem em nós, e depois da primeira passagem não escurecem, mas são cobertos com resina fervente. É altamente inflamável e pode estragar todo o resultado; portanto, os nós devem ser aquecidos com cuidado. Aquecido, esperou até ferver, e novamente. Repita até que a fervura pare.
Enquanto a resina está fervendo e a madeira está esfriando nesses locais, o segundo estágio é realizado simultaneamente - queima profunda. O desafio é fazer a superfície carbonizar e rachar levemente. A foto abaixo mostra claramente como fica.
O próximo passo é limpar a superfície da fuligem. Isso pode ser feito de várias maneiras: usando feltro, uma escova macia ou um bico especial para o moedor (escova para escovar). A única condição para todos os casos é remover a fuligem apenas na direção das fibras da madeira.
A lixa não é adequada para esses fins. É aconselhável usá-lo apenas para queima de superfície da madeira. Nesse caso, é necessário remover todas as fibras macias queimadas, e a lixa sem riscos não pode lidar com esta tarefa.
A propósito, se você deseja que o resultado seja mais claro do que nas fotografias acima, a superfície precisa ser escovada por mais tempo. Mas, para obter tons mais claros, só pode ser escovado. Sentir "chegar" a madeira clara não funciona.
Alguns mestres lavam fuligem com água, o que, em princípio, dá um bom resultado. Mas deve-se ter em mente que a madeira seca em contato direto com a água terá um pouco de umidade em si mesma, o que, por sua vez, pode levar a deformações e outros problemas no futuro. Um resultado mais previsível é apenas seco.
Após a queima, resta apenas cobrir a madeira com uma composição protetora. Para obter uma superfície macia e sedosa que pareça uma madeira limpa - use óleos especiais. Uma superfície brilhante, brilhando sob os raios do sol e em diferentes ângulos de visão, do preto à luz, é obtida após a aplicação de várias camadas de verniz de madeira comum.
Sumário
Em geral, decorar o pinheiro mais simples com queima não é um procedimento complicado que exige experiência, ferramentas e composições caras. O principal é evitar a queima prolongada da madeira, evaporar completamente a resina, conseguir fissuras e remover a fuligem apenas na direção das fibras.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send