Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Construir sua própria casa não é fácil. Especialmente se você não é um profissional, não possui conhecimento completo, não use ferramentas de maneira tão inteligente. E a primeira vez que você constrói uma casa. Eu acho que existem muitos desses mestres de nível básico. Mas não os culpe por erros. Afinal, um desejo apaixonado de criar e construir simplesmente não dá descanso. Então eles, como eu, têm que passar tudo pela experiência pessoal. Então, aconteceu durante a impermeabilização da fundação com minhas próprias mãos, que comecei não no melhor momento. No entanto, a situação em que o trabalho é fácil, divertido e rápido é considerada um verdadeiro indicador da correção de certas ações. Por outro lado, as pessoas já têm um ditado - fique mais calmo, você continuará. E minha história com algumas fotografias vívidas descreverá uma amostra da caneta com todas as falhas e aspectos positivos.
O significado de proteger a base da umidade
Tudo está claro, você diz. Afinal, o significado de impermeabilizar a fundação é proteger. O fato é que o concreto, não importa quão de primeira classe, seja projetado para um número limitado de ciclos de congelamento. O teor de umidade interna da mesa na mesma proporção reduz essa quantidade. Porque a cada congelamento, a fundação com umidade interna é destruída em um ritmo acelerado. O isolamento causa o corte de fontes de água. A vida útil está aumentando. O segundo incômodo grave que a impermeabilização combate é a formação de mofo e fungos. Seu ambiente é criado pela alta umidade. Claro, sem proteção adequada.
Momentos nodais de corte de água do concreto
Durante a construção do capital, foram desenvolvidos métodos de impermeabilização da mesa de concreto:
- Colocando uma vala com material de cobertura.
- Adição de aditivos repelentes de água à argamassa de cimento.
- Processando a parte visível da fundação com combustível usado e lubrificantes.
- Colocar material de cobertura sobre a mesa.
- O uso de materiais betuminosos.
Olhando para o futuro, direi que, dos métodos acima, não apliquei todos. Embora eu soubesse que a proteção de qualidade funciona apenas em combinação:
- A fixação de folhas de material de cobertura no lado interno da cofragem e a colocação no fundo da vala, proporcionam um contato mínimo com as águas subterrâneas. Embora ele ainda esteja presente. Não fiz essas manipulações por dois motivos:
- No meu canteiro de obras, a cartilha é profunda e o solo é areia.
- A segunda razão é mais trivial. Está no desejo de economizar, não comprando, como me pareceu, metros extras de material de cobertura.
- Eu usei aditivos de concreto na forma de vidro líquido. O resultado não demorou a chegar. Propriedades repelentes à água apareceram.
- A impregnação com óleo de motor usado é usada não apenas para impermeabilização, mas também para eliminar insetos que se aninham nos poros do concreto. Isso se aplica a formigas cujas colônias no site são visivelmente invisíveis. Meu vizinho fez o processamento precisamente por esse motivo. Eu não fiz de novo. Embora a impregnação crie uma camada repelente à água que protege da chuva.
- Vou me debruçar nos dois últimos pontos com mais detalhes, pois eles são o assunto da minha história. Trata-se de colocar material de cobertura em cima da fundação e o uso de mástique de betume. Eu não usei betume em si. Mas ele adquiriu um conjunto de dois materiais trabalhando juntos. Trata-se de mástique betuminoso e um ruberoide colado sobre a mesa. A proteção é à prova de falhas. Mas a tecnologia não ficou sem surpresas. Sobre eles ainda mais.
Visão geral dos materiais básicos para impermeabilização da mesa
O que na hora de usar os materiais eu sabia sobre eles.
Ruberoid é um papelão para telhados. É impregnado com derivados de petróleo. Em particular, betume. E em duas camadas:
1. O interior é betume macio.
2. Externo - refratário.
Para aumentar a força, é usado um pó externo. As vantagens deste produto são suficientes:
- Confiabilidade
- Longevidade.
- Conformidade na execução independente.
- Fornece impermeabilização e barreira contra vapor.
Não sem deficiências ruberoides:
- Ele tem medo da luz solar direta. Portanto, requer acabamento com gesso. Embora nem sempre.
- O material localizado no solo é protegido com chapas de amianto-cimento. Também nem sempre.
- Ruberoid não tolera endurecimento. O problema é resolvido armazenando-se na posição vertical.
Algumas palavras sobre as variedades do produto. Existem materiais de cobertura e revestimento. Eles diferem em densidade:
1. O revestimento tem um indicador de 300 g / m2.
2. Um telhado mais denso - 350 g / m2.
A marcação do RPP significa Lining Ruberoid. É suave. PKK é um material de cobertura. Ele está aspergido. Pessoalmente, antes de mim, havia uma escolha entre RPP e RPP (o). A letra entre parênteses significa lite. É utilizado não apenas em substratos de concreto, mas também em telhados, onde o peso leve é uma prioridade. Eu escolhi sem a letra O.
Entre os mastiques betuminosos, escolhi a versão fria sob o nome de marca Aquamast da Technonikol. A linha desses mastiques é destinada ao uso doméstico. Provavelmente, existem diferenças em relação à série profissional. Mas eu trabalhei com esse material pela primeira vez. Vou dizer isso, gostei:
- O mastique é facilmente espalhado no concreto.
- Tem um bom efeito adesivo.
- Não tem um odor desagradável. Embora todo o trabalho tenha sido realizado na rua.
Entre os pontos negativos, destaquei aqueles com os quais não consegui lidar com a inexperiência: - O mastique está muito sujo. Você precisa ter cuidado ou usar roupas de proteção, o que não é uma pena.
- Seca por muito tempo. Ao sol, há dias suficientes, mas sob o ruberoide, o tempo de secagem é de vários dias. Depende da temperatura e umidade do ar.
- Não tolera contato com a água. Foi a minha experiência deplorável. Sobre ele ainda mais.
O mastique consiste em betume de petróleo com um solvente. Para construtores mais curiosos, listarei as características técnicas do produto para cobrir a fundação:
- Força de adesão 0,1 MPa. Isso se aplica ao concreto, metal, madeira.
- Absorção de água por dia 2% em peso.
- A resistência à água é positiva. As condições de tempo e pressão são 72 horas e 0,001 MPa, respectivamente.
- A proporção de substâncias não voláteis de 75 a 90%.
- Use temperatura de -10 a +40.
- A camada seca por dia. Minhas observações confirmam um tempo de secagem mais longo.
Os materiais que comprei eram frescos, isentos de defeitos. Essa é a principal questão ao escolher até materiais de construção caros.
O processo tecnológico de impermeabilização da fundação de tiras
O isolamento por meio de material de cobertura é dividido em pontos de corte horizontal e vertical. Pelo nome, fica claro que a proteção vertical é anexada ao interior de uma cofragem de madeira. Vou sentir falta da descrição dela, porque não. Embora isso não seja grande coisa:
- O tamanho exigido dos retalhos ruberoides é medido.
- As faixas são cortadas levando em consideração as sobreposições.
- Prenda a uma árvore em um grampeador de construção.
A ligação horizontal do material de cobertura ao mastique é de grande interesse. Para trabalhar, você precisa de uma ferramenta de construção.
Toolkit
- Escova rígida para limpar superfícies de concreto.
- Luvas.
- Espátula de metal.
- Pincel.
- Stick para misturar mástique.
- Faca para cortar material de cobertura.
Agora comenta. Desde que eu estava enganado em alguma coisa, tendo preparado as ferramentas inicialmente. Uma escova de cerdas duras é definitivamente necessária. Caso contrário, você terá que varrer o pó com a mão, grama ou qualquer outra coisa. Então é impossível. Você também não pode ficar sem luvas. Mas a precisão é importante, pois o mastique é muito manchado. Eu tinha poucas esperanças de uma espátula de metal, que acabou sendo a principal ferramenta. O principal é que a espessura do metal é de pelo menos 1 mm. Um pré-requisito ao trabalhar com betume frio foi a segunda espátula para remover o excesso de material de alongamento preto da primeira espátula.
Cometi um erro com o pincel e o manchei em vão. A escova não é adequada para esse trabalho. E eu tive que jogar sozinho. O bastão também não era uma boa ideia, pois o mastique não precisava ser mexido. Quanto à faca, direi o seguinte. Uma faca comum de papelaria corta o material de cobertura em uma passagem. Embora existam modelos mais avançados de lâminas com ponta curvada. Eles são mais convenientes. Também usei um rolo rígido improvisado para pressionar o material.
E também após um erro relacionado às condições climáticas, ele usou um secador de cabelo para aquecer e secar a superfície do concreto. E agora recorro a pequenas instruções para colocar proteção no alicerce. Permita que a descrição curta mova os mestres iniciantes para suas próprias tentativas e erros.
Procedimento
- Aqui você não pode se enganar no tamanho de segmentos de papelão betuminoso.
- É necessário marcar corretamente as sobreposições.
- Depois de cortar todos os pedaços, passe a aplicar a mástique.
- O mastique deve ser arrancado com uma espátula, rolando periodicamente ao redor do eixo. Esta é uma rede de segurança contra saltar do material da colher de pedreiro.
Aplique ao concreto de várias maneiras: - Muitas áreas distribuídas com maior disseminação.
- Pouco a pouco. Mas, fazendo isso em sequência, criando uma camada fina.
- Não é necessário exagerar na espessura da camada. Como o próprio fabricante alerta que a camada não seca ou vaza em alta temperatura do ar.
- Em seguida, as folhas são empilhadas uma após a outra.
Agora sobre os bugs.
Erros de impermeabilização
Começou a chover durante a operação. Parte da superfície da fundação com mástique aplicada. O betume apenas se espalhou na água. Eu não esperava isso. Ou seja, ficou preso na área molhada. Corrigi a situação secando com um secador de cabelo. Mas essa também não é a melhor opção. Em caso de erro, o trabalho deve ser interrompido até o concreto secar naturalmente. Mas eu decidi arriscar secando a superfície. Depois colei um pedaço de material de cobertura. Seque a camada por muito tempo. Felizmente, o mês estava quente. Entre outros erros menores, destaco:
- Corte incorreto do material de cobertura. Eu queria economizar, mas acabou o contrário.
- Descarte do pincel. Ela também custa dinheiro.
- Imprecisão devido à qual as luvas ficaram sujas.
Porém, em todas as situações acima, há menos problemas do que negligenciar o complexo de instalação de impermeabilização da fundação. É impossível obter proteção de alta qualidade se você não usar isolamento subterrâneo, bem como impregnação com combustível usado e lubrificantes. Digo isso com base na experiência pessoal.
Conclusão
Um construtor prático terá uma pergunta razoável: é permitido produzir uma seção responsável de impermeabilização? Para mim, a resposta é simples. Sim e não No primeiro caso, os motivos são os seguintes:
- Esta é a minha primeira experiência sem nenhuma ajuda.
- A área da casa e o volume de vazamento de concreto são relativamente pequenos para custos monetários significativos.
- A carga na fundação é pequena.
- O lençol freático é profundo.
A segunda resposta envolve décadas de tecnologia de impermeabilização. Ele está sendo aprimorado apenas em termos de novos produtos entre os materiais de construção. Mas o uso de uma camada horizontal não protege completamente. E o complexo é uma garantia de operação a longo prazo sem problemas.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send