Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
As salas de trabalho e as garagens requerem boa iluminação. Você pode fazer isso sozinho, sem ter as habilidades de um eletricista. Proponho o design de uma luminária de teto brilhante e ajustável, baseada em fita LED.
Materiais Necessários
Para fazer uma lâmpada, você precisará de:
- perfil de guia de aço para drywall 3 m - 2 peças .;
- rebites de alumínio para a pistola de 3,2 mm - 14 peças;
- Fita LED 12V - 6,5 m;
- fita kapton resistente ao calor ou fita isolante;
- tubo termo-retrátil;
- fios
- Parafusos em forma de L com buchas - 4 peças .;
- fonte de alimentação de um computador;
- dimmer 12 V.
Montagem da lâmpada
Primeiro você precisa montar o quadro da lâmpada. Você pode fazer isso a partir de um perfil de guia sólido. O quadro da lâmpada será quadrado. Você precisa pegar um perfil e colocar nele 4 marcas da borda com um intervalo de 70 cm.
De acordo com as marcas no perfil, é necessário fazer cortes uniformes a 90 graus nas paredes laterais.
O perfil é dobrado em cortes ao longo dos cortes. Como 280 cm do perfil é realmente usado para o quadro e ele tem um comprimento de 300 cm, a cauda permanece. É necessário cortar 18 cm e deixar uma pequena peça saliente e dobrá-la para fortalecer a estrutura.
O quadro deve ser alinhado usando um quadrado para obter 90 graus e, em seguida, fixe o ângulo com um grampo ou grampo. Depois de fazer 2 orifícios nas paredes laterais dobradas dos cantos, é necessário apertar as paredes com um par de rebites. Portanto, todos os quatro cantos são reforçados.
Para aumentar a rigidez da estrutura da estrutura e a área para fixação dos LEDs, é necessário instalar barras transversais do mesmo perfil de guia. Seu comprimento é de 69,5 cm, usarei 3 barras transversais.
Depois de os expor com a mesma folga, você deve fazer furos nos perfis e apertar tudo com rebites.
A estrutura já está completamente pronta, resta apenas realizar a instalação de equipamentos elétricos. Antes de começar, é melhor preparar orifícios para a colocação de fios. Todos eles são feitos por um lado. Dois furos são feitos nas travessas e um nos cantos adjacentes. Separadamente, na lateral da estrutura, será necessário perfurar o cabo de alimentação.
Como será usada fita autoadesiva, é melhor desengordurar o perfil para obter uma melhor adesão.
É necessário colar pequenos pedaços de fita adesiva kapton resistente ao calor em locais onde a adesão da fita e dos fios será realizada. Na sua ausência, você pode usar fita isolante.
Agora você precisa cortar a faixa de LEDs em segmentos. É cortado apenas em locais especiais, para obter segmentos de 65 cm e 10 tiras. Eu colo 2 pedaços de fita adesiva em cada jumper e um na borda paralela do quadro.
Agora você precisa preparar 20 peças de fiação com 7 cm de comprimento.É melhor que metade dos fios seja de uma cor diferente. Seus fins devem ser libertados do isolamento. A fiação descascada deve ser estanhada com solda.
Os fios preparados precisam ser soldados à tira de LED em almofadas de cobre especiais. No oposto de cada fita, existe um orifício no qual a fiação.
Por segurança e confiabilidade, não faz mal proteger o local de adesão com cola quente. Não passa eletricidade e também impede que os fios se quebrem.
Através da abertura lateral no quadro, o cabo de alimentação principal é alimentado. Para uma de suas veias, você precisa soldar todos os profissionais das tiras de LED, e para o segundo todos os contras.
Conexão paralela será aplicada. Isso ajudará a manter um brilho uniforme de todas as fitas. Os locais de solda são protegidos por um tubo termo-retrátil adequado para fios de diâmetro.
Não há problema em conectar o cabo de alimentação à primeira faixa de LED. Para todas as outras rações, será necessário liberar o fio do isolamento em cerca de 5-7 mm. Após a solda, os fios salientes são colocados no perfil, para que o design pareça limpo.
Após a montagem, é aconselhável verificar os fios de energia entre eles e o curto para o alojamento, usando um multímetro no modo de continuidade do circuito.
Na extremidade livre do cabo de energia, é melhor soldar o conector de energia. Eu usei o T-Plug. A localização da junta também é importante para proteger com isolamento termo-retrátil.
Agora resta apenas conectar os fios a uma fonte de energia de 12V. Para isso, é adequado um bloco de um computador antigo. É muito confiável e geralmente é vendido em oficinas de informática por nada.
Antes de escolher uma unidade, você precisa calcular o consumo total de corrente da lâmpada. No meu caso, foram necessários 6,5 m de fita, que no total consomem 2 amperes. O bloco usado por mim produz 18 amperes, portanto será suficiente para 9 dessas lâmpadas.
Agora é necessário fixar 4 parafusos L no teto, ao longo do perímetro do dispositivo elétrico da lâmpada, nas cavilhas previamente entupidas. A estrutura é aplicada ao teto e as caudas dos parafusos giram.
Os fios para alimentar a lâmpada podem ser conectados diretamente à unidade ou através de um dimmer, o que eu fiz.
A lâmpada resultante pode não parecer muito bonita, mas é barata, consome pouca energia, completamente segura, porque funciona a partir de 12 volts e, o mais importante, brilha muito e pode ser ajustada. Instalei 8 dessas lâmpadas imediatamente na oficina, alimentando-as a partir de uma unidade de computador.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send