Como fazer um receptor para um compressor de 12 V a partir de um extintor de incêndio

Pin
Send
Share
Send

Usando um compressor de 12 Volts, você pode encher pneus, remover detritos e poeira, soprar (limpar) elementos da grade, bombear bolas, aplicar ar comprimido a uma pistola de pintura, etc.
Se o compressor estiver equipado com um receptor, seu modo de operação será facilitado. Afinal, essa capacidade cria uma reserva de ar comprimido, o que permite fazer pausas no compressor.

Nesse caso, a qualidade do ar fornecido aumentará, uma vez que o receptor equaliza a pressão, suaviza as pulsações, esfria o ar comprimido proveniente do compressor e coleta condensado.

Acessórios Necessários


Nossa instalação consistirá em duas partes principais: um compressor e um receptor - um corpo de extintor de incêndio. Para uma operação segura e confiável do dispositivo, é importante que a pressão gerada pelo compressor (140 psi ≈ 10 bar ≈ 10 kg / sq. Cm) não seja maior que a pressão para a qual o corpo do extintor foi projetado (20 bar ≈ 20 kg / sq. Cm).

Para criar uma instalação operando no modo automático, precisamos dos seguintes acessórios:
  • unidade de travamento no receptor com um sistema de canal com rosca;
  • válvula de segurança;
  • manômetro com escala em barras;
  • interruptor de pressão;
  • válvula sob a forma de uma válvula de esfera;
  • mangueiras em espiral e lineares;
  • pistola de ar;
  • Bateria de 12 volts;
  • acessórios, acessórios e adaptadores.

Para montar nós individuais em um único todo, precisaremos de:
  • chaves e alicates;
  • broca e crimpador (ferramenta de crimpagem)
  • serra e tesoura;
  • O-rings e fita FUM;
  • tricô fio e fita dupla face;
  • pedaço de tubo de plástico.

Fazendo um receptor a partir de um estojo de extintor de incêndio para um compressor de 12 V


Sob o receptor, é melhor escolher um extintor de incêndio com um grande volume. Nesse caso, sua eficácia quando combinada com um compressor será maior.
Em seguida, desparafusamos a válvula de fechamento com uma mangueira, sacudimos seu conteúdo do corpo (geralmente essa substância é baseada em fosfatos de amônio, como o mais barato, mas pode haver outros compostos).

Em seguida, enxaguamos o interior do corpo do extintor com água limpa várias vezes. Limpamos o recipiente do lado de fora com um pano limpo e secamos o volume interno com um secador de cabelo.

Opções de Receptor


Antes desta etapa do trabalho, comparamos mais uma vez as características do compressor e do corpo extintor anterior e garantimos que nosso receptor corresponda às capacidades do compressor em todos os aspectos.

Transformamos uma unidade de travamento com um canal central e uma perfuração de quatro lados com uma rosca no gargalo do recipiente de metal.

Enrosque a válvula de segurança em um dos canais laterais, ajustando-a para uma pressão de abertura mais baixa.

Dos dois manômetros disponíveis, selecionamos o que é calibrado em unidades de barra de pressão e também o parafusamos em outro canal lateral na unidade de travamento.

Nos dois canais restantes, parafusamos o adaptador e o pressostato - o elemento principal do sistema de automação, incluindo o compressor, quando a pressão no receptor se torna menor que a pressão de trabalho.

No topo da unidade de fechamento, parafusamos uma válvula de esfera para fornecer ar comprimido do receptor ou sua sobreposição.

Em seguida, usando um conjunto de anéis de borracha, fita e chaves FUM, selamos e reforçamos as juntas de todos os elementos com o conjunto de travamento e o último com o caso do futuro receptor.

Resta aparafusar a válvula de esfera, também usando um anel em O e fita FUM, um adaptador para instalar uma mangueira em espiral, na outra extremidade da qual um instrumento que funciona com ar comprimido será conectado através do mesmo adaptador (temos uma pistola pneumática).

Chicote de fios do compressor


Primeiro, verificamos seu desempenho conectando-se a uma bateria de 12 volts e garantimos que tudo esteja em ordem.
Colocamos um adaptador de mangueira na tomada do compressor. Selamos com a fita FUM e aperte firmemente o conector hexagonal com as chaves.

Instalamos o compressor no receptor no local em que será corrigido posteriormente. Cortamos a mangueira na tomada com uma tesoura, deixando um pequeno processo no qual colocamos um encaixe retangular de plástico. É necessário dar a direção desejada para a mangueira que sairá dela e conectar ao adaptador no receptor. Entre as duas últimas partes, um conector hexagonal bate na mangueira - é também uma válvula de retenção.

Instalando o compressor no receptor


Cole tiras de fita dupla face nas superfícies de suporte da base do compressor. Isso permitirá que você pré-fixe os nós em relação um ao outro e contribua ainda mais para a força da conexão.
Em seguida, usando um alicate e um fio de tricô, que passamos pelos orifícios da base, aperte firmemente o compressor no receptor.

Produção da parte de suporte da instalação


Para fazer isso, você precisa de um pedaço de tubo de plástico comparável em tamanho ao diâmetro externo do receptor. Usando uma serra, corte três anéis da mesma largura do tubo.

Em dois anéis, fazemos uma seção transversal para que possam ser colocados no receptor. Cortamos o terceiro anel em duas partes iguais. Eles, de fato, serão as "pernas" da nossa instalação.

Em dois anéis em seções diametralmente opostas, fazemos furos com uma broca. Fazemos o mesmo em meias argolas no centro.
Nós conectamos os anéis com semi-anéis em pares por meio de parafusos e uma broca, parafusando o hardware pela lateral do anel completo dividido.
Na parte interna dos anéis divididos, cobrindo as cabeças dos parafusos, cole ao longo da tira de fita dupla face para fixar os anéis na parte inferior do receptor.

Instalamos os anéis no receptor, soltando-os ao longo do corte. Para maior durabilidade dos anéis de fixação na superfície do receptor, em cada extremidade do anel, começando pelo corte e abaixo, cole também uma tira.

Seleção de pressão nas configurações do receptor e do relé


Após conectar as mangueiras e ligar o compressor, verificamos o aumento de pressão no receptor pelo manômetro e a operação da unidade usando uma pistola pneumática com a energia desligada. Aliviamos a pressão no receptor usando a válvula de segurança puxando o anel na haste.

Cortamos um núcleo do fio do compressor e conectamos suas extremidades ao pressostato usando terminais e um crimpador. Ligamos o compressor novamente e garantimos que a pressão no receptor aumente.

Usando o hexágono, ajustamos a pressão máxima no receptor, que escolhemos igual a 7 bar. Agora, ao limpar a superfície de detritos usando uma pistola pneumática, bombear pneus de bicicleta etc., o relé manterá uma pressão no receptor de 7 bar, ligando e desligando automaticamente o compressor.

Pin
Send
Share
Send