Broca de solda por fricção

Pin
Send
Share
Send


O torno é um equipamento multifuncional que pode ser usado para executar várias tarefas, incluindo soldagem de precisão de peças por atrito. Isso pode ser útil se você precisar criar uma broca ou outra ferramenta. Ao soldar a broca com a soldagem convencional, é impossível centralizar corretamente a haste, portanto, ao usar esse equipamento, é observado um forte desvio. Se uma extensão é realizada em um torno por atrito, um problema semelhante é quase eliminado.

Equipamentos, materiais e ferramentas:


  • torno;
  • mandril no cabeçote móvel;
  • broca;
  • barra para extensão da haste;
  • cortador.

Broca de fricção


O primeiro passo é pegar uma barra do mesmo diâmetro que a haste da broca. Antes da soldagem, a face final da peça de trabalho deve estar alinhada. Está preso no eixo da máquina e é retificado com um cortador. A broca em si tem uma extremidade uniforme da haste, portanto não precisa de preparação.

Uma broca é presa no eixo com uma saída de haste de aproximadamente 15 mm.

Um mandril de broca é instalado no cabeçote móvel da máquina, no qual uma barra de construção é fixada.

Para realizar a soldagem por fricção e não danificar a máquina, é melhor definir o número de rotações em cerca de 60 a 70% do máximo possível. Agora você pode ativar a rotação do eixo.
Depois de iniciar a máquina, você precisa empurrar lentamente o pino, encaixando a haste da broca e a extremidade da haste para construção.

As peças apertadas começarão a esfregar.

No início, haverá uma ligeira flexão e batida, acompanhada pelo voo das fichas, mas depois de alguns segundos ele irá parar.

Com a mudança do pino com a haste para a haste, a força de atrito aumenta, o que leva a um forte aquecimento das peças.

Quando o metal se divide para formar uma massa plástica no ponto de atrito, a máquina deve ser parada. No último momento, é importante pressionar um pouco mais o pinole. O aço fundido de duas partes se une, como resultado da soldagem.

Se for necessária uma broca alongada para fazer um furo profundo, o fungo no local de emenda deve ser moído com um cortador.

Caso contrário, o espessamento não se estenderá para o furo. No entanto, a moagem do fungo reduzirá a confiabilidade da fixação, uma vez que a área de soldagem é reduzida.
Ao construir em um torno, o desvio de uma broca alongada não pode ser completamente evitado, mas será aceitável para tarefas domésticas. Para obter uma soldagem confiável, é importante aquecer bem as peças antes de desligar a rotação do eixo. Não tenha medo de que a ponta da broca perca o endurecimento por causa disso, pois está localizada bem longe da haste em brasa.

Pin
Send
Share
Send