Desmontagem completa da caixa de câmbio da roçadeira para remover desgaste e graxa

Pin
Send
Share
Send

Como lubrificar o reparo do redutor de engrenagem motokosa? Qualquer que seja a marca da motokosa, o segundo componente mais importante depois do motor é a caixa de engrenagens, que consiste em duas engrenagens helicoidais, a menor das quais é a engrenagem de acionamento, a maior é a engrenagem acionada.

Caixa de engrenagens e lubrificação


Uma engrenagem rotativa nos mancais está localizada em uma carcaça composta por duas metades simétricas e unida por parafusos. A engrenagem motriz recebe rotação do motor ao longo da haste, que termina com ranhuras (geralmente 7 ou 9), a engrenagem acionada transmite a rotação ao eixo, que serve para prender o corpo de trabalho - um tambor com linha de pesca, cabos ou um disco de corte.
Os rolamentos da engrenagem no lado do eixo são vedados com uma vedação de óleo que protege os rolamentos e a lubrificação neles da contaminação. Para reabastecê-lo, é fornecido um parafuso no alojamento, desaparafusando o qual você pode adicionar graxa durante a operação da ferramenta.

A lubrificação regular das engrenagens do redutor da motokosa é tão importante que você deve falar sobre isso separadamente. Se você excluir o trabalho com o disco de corte quando ele se agarra a uma pedra ou meio-fio e envia um pulso de choque à caixa de engrenagens, o que leva a uma quebra do dente da engrenagem acionada, partes das quais estragam gradualmente todo o engate, a lubrificação pode atrasar o reparo desta unidade importante e prolongar a vida útil vezes.

Desmontagem da caixa de engrenagens para verificação e substituição de graxa e partículas de desgaste


Para fazer isso, desconecte a caixa e a haste com o eixo dentro da caixa de engrenagens. Removemos o corpo de trabalho do eixo e lavamos o conjunto de engrenagens para facilitar a desmontagem.
Desaparafusamos o bujão, mas ele pode ser deixado no lugar, porque não carrega nenhuma carga de energia.

Em seguida, removemos a engrenagem da caixa. Para fazer isso, usando um extrator especial, remova o anel de retenção do slot anular, que mantém o bloco da engrenagem motora na posição correta na carcaça.

Como os rolamentos com seu anel externo são montados em assentos de interferência, sua remoção não é fácil. Para facilitar essa tarefa, aquecemos a caixa de engrenagens na área de rolamentos com um secador de cabelo de construção.

Assim que o metal do corpo esquenta, ele se expande e a interferência desaparece. Agora você pode remover facilmente da carcaça um bloco de uma engrenagem helicoidal com dois rolamentos duplos idênticos.

Continuamos a extrair o redutor acionado com o eixo da caixa de engrenagens. Aqui, primeiro removemos a manga centralizadora com um alicate com lábios estreitos, depois a glândula, forçando-a com uma chave de fenda ou outra ferramenta adequada.

Além disso, como no primeiro caso, puxamos a parte de retenção, apertando-a com um extrator de anel de pressão, usando os orifícios na trava para isso.

Aquecemos a caixa da caixa de velocidades com um secador de cabelo na área dos rolamentos do redutor acionado e depois de um tempo a retiramos puxando levemente o eixo.

Em conclusão ...


Depois de verificar se as engrenagens, rolamentos, anéis de retenção e vedação de óleo estão em ordem, você pode prosseguir para completar a lavagem e relubrificação da caixa de engrenagens. Se forem encontradas peças danificadas, elas deverão ser substituídas por similares.
Observe quantos produtos de desgaste estão nas laterais do corpo da cabeça.

Pin
Send
Share
Send