A conexão mais forte de fios de grande seção transversal sem engrossar com torção

Pin
Send
Share
Send

A emenda de fios trançados de grande seção transversal apenas por torção no futuro é acompanhada por sua oxidação, deterioração do contato e aumento da resistência. Além disso, a torção usual tem uma aparência não estética e um espessamento significativo na junção. Um método de conexão mais correto e confiável será a soldagem, mas em condutores grossos de 10 mm quadrados. É difícil fazer isso com um ferro de soldar. Claro, você pode usar o cadinho, mas nem todo mundo o possui. Considere uma maneira simples e confiável de soldar fios grossos com um ferro de solda convencional.

Ferramentas e materiais:


  • solda;
  • solução de resina de fluxo ou álcool;
  • ferro de soldar;
  • fio de cobre fino;
  • stripper ou faca de montagem.

Preparação e solda de fios


As extremidades dos fios devem ser limpas do isolamento com uma espátula ou faca. É suficiente abrir cerca de 1 cm cada.Os núcleos trançados nus devem ser afofados e unidos a partir do final.

Ao conectar, eles se espalham e, portanto, precisam ser apertados com os dedos.

As veias no local da emenda são enroladas com um fio de cobre fino, de preferência mais grosso que os fios individuais nos fios conectados. Pode ser obtido a partir do cabo PVZ, ShVVP e similares.

O enrolamento deve ser realizado com uma frequência média. Se colocar uma bobina em uma bobina, resultará com mais precisão e mais durabilidade. Ao enrolar, o fio deve ser puxado, no final de suas extremidades, torcido ou enrolado em núcleos. O curativo resultante deve ser finalmente apertado. Para fazer isso, os fios conectados são esticados. Quanto mais fortes são puxados, mais veias são comprimidas por um curativo. Como resultado, a conexão se tornará menos resistente a rasgos do que um cabo sólido.

As veias expostas no local da emenda devem ser manchadas com uma solução de fluxo ou álcool de resina. Depois disso, o curativo e os núcleos são aquecidos com um ferro de solda.

A solda é aplicada aos pontos quentes. À medida que derrete, a ponta do ferro de solda precisa ser movida ainda mais para aquecer novos locais. A lata fundida penetra no curativo e nos vazios entre as veias dos fios deslocados. A solda não escorre e fica muito suave.

O método proposto de solda fornece uma conexão de tensão mecânica muito forte. O uso de um curativo elimina o excesso de estanho, pois não flui para baixo e não fica pendurado em gotas. O próprio local de emenda parece limpo e cria resistência mínima. Se for usado um ferro de soldar suficientemente poderoso, cada conexão poderá ser preparada em alguns minutos.

Pin
Send
Share
Send