Um dispositivo para verificar quaisquer transistores

Pin
Send
Share
Send

Este é outro artigo sobre um amador iniciante. A verificação do desempenho dos transistores é talvez a coisa mais importante, pois é um transistor que não funciona que causa a falha de todo o circuito. Na maioria das vezes, os entusiastas de eletrônicos iniciantes têm problemas com a verificação de transistores de efeito de campo e, se não houver um multímetro disponível, é muito difícil verificar a operação do transistor. O dispositivo proposto permite verificar qualquer transistor em alguns segundos, independentemente do tipo e condutividade.

O dispositivo é muito simples e consiste em três componentes. A parte principal é um transformador. Como base, você pode usar qualquer transformador de pequeno porte trocando as fontes de alimentação. O transformador consiste em dois enrolamentos. O enrolamento primário consiste em 24 voltas com um toque do meio, um fio de 0,2 a 0,8 mm.

O enrolamento secundário consiste em 15 voltas de fio com o mesmo diâmetro que o primário. Ambos os enrolamentos enrolam na mesma direção.

O LED é conectado ao enrolamento secundário através de um resistor limitador de 100 ohm, a potência do resistor não é importante, a polaridade do LED também, uma vez que uma tensão alternada é gerada na saída do transformador.
Há também um bico especial no qual o transistor é inserido de acordo com a pinagem. Para transistores bipolares de condutividade direta (tipo KT 818, KT 814, KT 816, KT 3107 etc.), a base através do resistor de base de 100 ohm vai para um dos terminais (terminal esquerdo ou direito) do transformador, o ponto médio do transformador (torneira) é conectado para a adição do suprimento, o emissor do transistor é conectado ao menos do suprimento e o coletor ao terminal livre do enrolamento primário do transformador.

Para transistores bipolares, condutividade reversa, você só precisa alterar a polaridade da potência. O mesmo com transistores de efeito de campo, é importante não confundir a fiação do transistor. Se após o fornecimento de energia, o LED começar a brilhar, o transistor estará funcionando, se não estiver, jogue-o no lixo, porque o dispositivo fornece 100% de precisão do transistor. Essas conexões precisam ser feitas apenas uma vez, durante a montagem do dispositivo, o bico pode reduzir significativamente o tempo de teste do transistor, basta inserir o transistor nele e aplicar energia.
O dispositivo deve ser o gerador de bloqueio mais simples. A energia é de 3,7 - 6 volts, apenas uma bateria de íon de lítio de um telefone celular é perfeita, mas você precisa retirar a placa da bateria com antecedência, pois essa placa desliga a energia, o consumo de corrente excede 800 mA e nosso circuito pode consumir essa corrente em picos.
O dispositivo acabado é bastante compacto, pode ser colocado em uma caixa de plástico compacta, por exemplo, a partir de balas do tipo teca, e você terá um dispositivo portátil para verificar transistores em todas as ocasiões.

Pin
Send
Share
Send