Luva de garrafa PET ondulada do tipo faça você mesmo

Pin
Send
Share
Send

Se você planeja usar um capuz de mesa na oficina ou na garagem, é muito conveniente usar uma luva de papelão ondulado. Você pode fazer você mesmo a partir de uma garrafa PET comum e filme stretch.

O primeiro passo é cortar a garrafa de plástico em tiras. Além disso, é desejável ter a garrafa sem constrição ou nivelá-la bombeando com ar e aquecimento.

Nesta revisão, consideraremos a segunda opção. E para isso, você precisa de um atomizador simples com uma bomba, parafusada na garrafa. Use-o para bombear ar para uma garrafa PET.

Em seguida, você precisa torcer a garrafa com as mãos acima do queimador de gás. Observe que a chama mínima de um queimador de gás é melhor para nivelar a garrafa. Mas o secador de cabelos, neste caso, provou ser pior.

As principais etapas do trabalho

O próximo passo é cortar o frasco em tiras com cerca de 7 mm de largura. Como criar um dispositivo simples e conveniente para o corte de garrafas PET é descrito em detalhes nesta revisão.

Em seguida, as tiras de corte precisarão ser gradualmente aquecidas e torcidas. A regra principal - primeiro você precisa torcer um pouco a fita e, depois, aquecê-la, e assim que a fita torcer, você deve remover imediatamente a seção final da zona de aquecimento, caso contrário o tubo entrará em colapso.

A própria área colapsada é menos rígida e, depois de quebrada, perde completamente sua rigidez.

Este método é conveniente, pois a torção ocorre na temperatura mais baixa possível, o plástico não superaquece, você pode levá-lo imediatamente com os dedos e continuar a torcer.

Processo de fabricação de mangas

Com a ajuda de uma fita de papel de 3 cm de largura em um cano de esgoto de plástico, é necessário fazer uma marcação. A própria fita deve ser enrolada com um espaço de 2 mm.

Além disso, de acordo com a marcação marcada, você precisa enrolar um tubo em espiral a partir de uma garrafa PET. As duas primeiras voltas são coladas e coladas ao tubo em dois pontos.

O tubo espiral das garrafas desempenha o papel da estrutura interna, não permitindo que a concha do filme elástico se desmorone nas dobras.

É importante prestar atenção à colagem de alta qualidade dos tubos, pois a folga no tubo não pode mais ser eliminada e a peça defeituosa da manga não pode ser cortada. Se não houver cola quente, o enrolamento com uma linha e a impregnação com cola o ajudarão.

Em seguida, um filme elástico em várias camadas é enrolado em uma estrutura de tubos de plástico - a primeira curva sem tensão. E os próximos três turnos precisam ser enrolados com um alongamento de 5 a 10%.

O filme extensível é desejável para usar o mais fino. O filme é resistente a cortes, perfurações, rasgos. Um filme fino dará maior suavidade em locais de sobreposição. Em seguida, apertamos a luva, deixando três voltas do tubo, depois das quais enrolamos o filme ainda mais, e assim por diante ao longo de todo o comprimento do tubo.

Dicas úteis

Ao enrolar, você não precisa esticar muito o filme e enrolar muitas camadas. Isso levará ao fato de que o filme deforma o tubo espiral, a partir do qual simplesmente entra em zigue-zague.

Com tensão suficiente, o filme envolve o tubo em espiral, impedindo que ele se mova quando dobrado. A sobreposição do filme durante o enrolamento deve ser suficiente; caso contrário, você pode rasgar a luva ao puxá-la do tubo ou durante a operação. Como regra, basta uma sobreposição de três voltas em um degrau de 3 cm.

Ao dobrar, a concha entre as voltas se dobra na manga, sobrepondo parcialmente sua seção transversal e aumentando a resistência ao fluxo de ar. Portanto, quanto mais voltas do tubo por metro de bucha, menores as dobras e menor a perda de resistência ao fluxo de ar, o que significa que você pode fazer com um ventilador mais fraco.

Para detalhes sobre como fazer uma manga de papelão ondulado a partir de uma garrafa PET com suas próprias mãos, consulte este vídeo.

Pin
Send
Share
Send