Muitas baterias de carros modernos têm um indicador de carga (ou também é chamado de "olho mágico"). Além disso, a presença desse "olho" afeta o custo - essas baterias são mais caras do que as "contrapartes sem olhos".
Mas a prática mostra que o benefício de ter esse "olho" é muito duvidoso. O indicador de carga embutido na maioria das vezes engana os proprietários de carros sobre o estado da bateria.
De fato, o indicador “olho” ou de carga da bateria é um hidrômetro simplificado instalado em apenas uma seção da bateria.
O que você precisa saber sobre o indicador de cobrança?
No estojo de plástico do “olho” existem várias bolas com diferentes gravidades e cores específicas e, dependendo da densidade, a bola desejada aparece. Deve-se notar imediatamente que não existem lâmpadas ou microcircuitos complicados.
O indicador de carga pode mostrar três estados principais - é "bateria carregada", "bateria fraca" e "baixo nível de eletrólito".
O indicador mostra a carga da bateria se a densidade for superior a 1,24 g / cm3No entanto, ao mesmo tempo, esses valores podem diferir para diferentes fabricantes. Por exemplo, em algumas baterias, acontece que a 1,20 g / cm3 "olho mágico" indica o estado de "carregado".
"Bateria fraca", o indicador embutido geralmente mostra quando a densidade está abaixo do valor limite.
Mas o “olho” mostra um baixo nível de eletrólito quando o nível de eletrólito está abaixo da ponta do indicador em si.
Observe que, sob certas condições, o indicador de carga embutido pode fornecer leituras falsas e enganar os proprietários de carros. Vamos considerar mais detalhadamente cada situação.
Bolas ficam dentro do indicador de carga
Muitas vezes, são encontradas baterias com defeitos. Por exemplo, o indicador pode indicar o valor de “bateria fraca” (ou seja, uma bola vermelha aparece), no entanto, a densidade e o nível nesta seção e em toda a bateria são normais.
Cor verde do "olho" na temperatura abaixo de zero
A densidade do eletrólito a uma temperatura de cerca de +25 graus 1,18 g / cm3, o que indica que a bateria está ligeiramente descarregada.
E a uma temperatura de -26 graus, a densidade será de 1, 22 g / cm3 o indicador mostrará verde, o que indica que a bateria está carregada, embora isso esteja longe de ser verdade.
Leitura incorreta após a adição de eletrólito
Se, por ignorância, um eletrólito foi adicionado à bateria, o que é absolutamente impossível, a bateria não fornece as características especificadas e, de fato, está descarregada. Mas o indicador pode indicar que a bateria está carregada.
A densidade em diferentes bancos pode variar bastante
O indicador de carga geralmente é definido nas seções do meio da bateria, mas nas seções extremas (mais e menos) o nível geralmente é mais baixo e a densidade também é menor do que no banco em que o “olho” está instalado. Mas, ao mesmo tempo, o indicador pode indicar que a bateria está carregada automaticamente.
Leituras incorretas se ocorrer um curto-circuito
Se em algum banco da bateria, exceto aquele em que o indicador de carga estiver instalado, ocorrer um curto-circuito, o “olho” não o mostrará.
Em outras palavras, a bateria ficará inoperante, enquanto o próprio "olho" ficará "verde".
Varredura de massa ativa em uma bateria de carro
Muitas vezes, "por estatuto de limitações" ou devido a operação inadequada, ocorre o chamado inchaço da substância ativa. Como resultado disso, a tensão sob carga cai e o acionador de partida não pode torcer uma vez.
Além disso, o próprio indicador de carga pode mostrar uma cor verde, embora a bateria tenha demorado muito para ser substituída por uma nova.
Muitos proprietários de automóveis avaliam a condição da bateria apenas pelo valor desse indicador e estão mais convencidos de sua veracidade e precisão. Embora, como mostra a prática, isso esteja longe de ser o caso.
O "Olho mágico" é apenas um indicador adicional em que você não deve confiar completamente. É melhor realizar manutenção preventiva periódica da bateria e, o mais importante, lembre-se de que a cor verde do próprio indicador nem sempre indica que está tudo bem com a bateria.