Para fazer esse grampo, você precisa de materiais simples e acessíveis: três peças de canto de 30x30 mm 15 cm de comprimento, duas hastes redondas de 6 a 8 mm de diâmetro e 25 cm de comprimento, além de um longo pino e porcas. A partir da ferramenta, você precisará de um moedor com uma roda de corte, uma furadeira elétrica e uma máquina de solda.
Um grampo caseiro feito de cantos de aço é durável e confiável, além de simples em termos de design. Será útil tanto no processo de colagem de tarugos de madeira quanto no processamento de produtos de metal.
Etapas do trabalho
Em primeiro lugar, a partir do canto de aço, você deve cortar o moedor com três segmentos idênticos de 15 cm de comprimento e depois fazer dois furos para as guias (hastes de seção circular). Para fazer isso, faça marcações e faça furos nas bordas, recuando cerca de 5 mm.
Conectamos os três segmentos do canto usando guias, enquanto a peça de trabalho, localizada no meio, deve permanecer móvel, e os extremos são rigidamente fixados nas barras redondas por soldagem. Em seguida, faça os furos centrais em dois cantos para o pino.
Uma porca externa do pino deve ser soldada no canto extremo do lado de fora. Outra porca (mas já normal) deve ser soldada no canto, que fica no meio. Assim, foram obtidas duas garras de aperto: uma móvel e a outra não.
Resumir
Um grampo caseiro feito de cantos de metal é um dos dispositivos de aperto mais simples usados para carpintaria e serralharia. O processo detalhado de fabricação e montagem do grampo, veja o vídeo no site.