Sistema de alarme autônomo simples com suas próprias mãos.

Pin
Send
Share
Send

Às vezes, é necessário um alarme de segurança autônomo e barato, por exemplo, para proteção no país. O uso de desenhos industriais nesses casos pode ser economicamente impraticável.
O que precisamos de um alarme?
- Reação a uma invasão, por exemplo, sensor de movimento IR passivo
- Alerta para invasão de sirene. A notificação deve funcionar por um curto período de tempo (por exemplo, 5 minutos) e depois desligar.
- Após a operação, o sistema deve entrar novamente no modo de espera. Se necessário, deve operar repetidamente.
- Corrente de baixo consumo para operação em espera de longo prazo (6 meses).
Para fazer esse alarme, precisamos:
Sensor de movimento infravermelho passivo. Por exemplo, em um sensor comprado no OBI - um interruptor de luz. O preço é de cerca de 300 rublos.
A sirene é de 12 V. Em particular, o modelo foi usado em 105dB, você pode usar qualquer outro. Preço não superior a 200 esfregar.
Outra ninharia: Suporte de bateria, relé de 6 V, tubos isolantes, fios.
Então Precisamos refazer o sensor de movimento, traduzindo-o de 220V para 12V. Uma análise superficial do circuito mostrou que o circuito pode operar com voltagens de 7-8 V a 30 V. Com uma fonte de alimentação de 12 V, é necessário instalar um relé de 6 V. (12 volts não funciona). Vamos abrir o sensor. A parte esférica é removida se um dos suportes estiver dobrado. Metades são mantidas em encaixes.
Nós removemos o quadro. Como você pode ver, o sensor é um receptor de infravermelho passivo que responde a uma alteração no valor da radiação infravermelha de um incidente e um sistema óptico simples. O ângulo de visão do sensor é de 180 graus.
Para os pontos à esquerda, você precisa aplicar energia. No pólo positivo "+" e no negativo "-" da fonte de energia. Para os pontos à direita, conectaremos a bobina do relé. Desmonte o relé padrão (caixa preta).
Devido à falta de espaço dentro da parte esférica do sensor através dos fios, decidiu-se levar o relé para a base do alojamento.
O interruptor fornece energia ao sensor. Quando o sensor é acionado, ele fornece tensão à bobina do relé. O relé é acionado e ativará uma sirene com seus contatos de fabricação. Graças ao relé, você pode conectar um grande número de sirenes.
Vista de baixo. Sirene e baterias são conectadas através de terminais. O canto inferior esquerdo é um relé. Acima do interruptor direito.
O sistema está completo. ATENÇÃO! Não ligue a sirene sem proteger os ouvidos, apesar de seu tamanho pequeno, é muito alto e pode causar danos à audição.
Como resultado, acabou. De acordo com o regulador no sensor, você pode definir o tempo de operação da sirene após a operação. 10 seg a 8 min Instale o sensor dentro de casa e traga a sirene para a rua. Infelizmente, após a fonte de alimentação, o sensor é acionado, portanto, é razoável levar o interruptor da sirene para um local secreto e ligá-lo 5 minutos após o sensor ser ligado. O interruptor pode ser comutado com uma chave, como uma trava de ignição do carro.
O sensor ficou bastante econômico. A julgar pelo amperímetro:
Corrente de espera 700 μA
Corrente de viagem 1,1 mA
Sirene Atual 200mA
Um cálculo simples sugere que, para o trabalho em 6 meses, você precisa de 3,1 Ah *. A capacidade da bateria alcalina é de cerca de 2,5 A * h. Portanto, para o inverno, você precisa de 16 pilhas alcalinas conectadas mistas.
Uma verificação no freezer mostrou que o sistema funciona mesmo a -32
Adicionado mais tarde: dados nossos tempos turbulentos e a autonomia do sistema, ele pode ser usado para erguer um perímetro de segurança na natureza ao redor da barraca, por exemplo.
Testes na casa de campo mostraram:
1. O brilho da água causa um falso positivo
2. Com a ajuda das linhas de corte, o sensor pode ser vedado para formar pontos cegos.

Pin
Send
Share
Send