Cultivamos cristais de cobre.

Pin
Send
Share
Send

No periódico "Chemistry and Life" No. 3 de 1972, havia um artigo sobre como cultivar cristais de cobre metálico, está bem escrito e não vou recontá-lo, basta fornecer:
CRESCER CRISTAIS DE COBRE
Não, não fizemos uma reserva. Não sulfato de cobre - você provavelmente recebeu esses cristais, e mais de uma vez, mas cobre de metal real.
Você também aparentemente observou cristais muito pequenos de cobre - eles cobrem uma unha de ferro embebida em uma solução de sulfato de cobre. Eles são tão pequenos que o filme avermelhado parece sólido, até. E para produzir cristais grandes, você precisa fazer isso: diminua a reação. Quando as moléculas da substância liberada forem depositadas em pequenos cristais já preparados, elas crescerão.
Nós faremos isso. No fundo de uma lata ou de um copo químico, coloque cristais de sulfato de cobre, cubra-os com sal de mesa fino e cubra-os com um círculo de papel de filtro ou borrão, cortado exatamente no diâmetro do vaso. No círculo de papel, colocamos um círculo um pouco menor, desta vez de ferro. Deve ser limpo com um pano de esmeril fino. E, finalmente, encha tudo com uma solução saturada de cloreto de sódio para que fique vários centímetros acima do círculo de ferro. Você, claro, entendeu por que o sal de mesa era necessário. É isso mesmo - para diminuir a liberação de cobre.
A preparação está concluída, a própria experiência começa. Ele vai sem a nossa intervenção, só precisamos esperar e observar. O tempo de espera depende das condições do experimento, principalmente da temperatura. Geralmente após alguns dias, formam-se cristais de cobre brilhantes. Sua forma e tamanho podem ser diferentes dependendo do tamanho dos cristais de sulfato de cobre e sua quantidade, do diâmetro do vaso, da altura da camada de sal e da temperatura. Às vezes, belas "árvores" de cobre crescem - dendritos (a palavra vem do grego "árvore"), cristais inacabados no desenvolvimento. Flocos de neve, geadas, padrões gelados no vidro também são dendritos.
Claro, você vai querer salvar os cristais resultantes. Enxágue-os com água, encha com ácido sulfúrico diluído e mantenha em um recipiente fechado, sem ar.
I. Ilyin.
Quanto mais espessa a camada de sal, e quanto mais baixa a temperatura, mais lentos e, portanto, cristais maiores e mais modelados crescerão. Além disso, o tamanho dos cristais e a taxa de crescimento dependerão do tamanho dos cristais de sal, porque os cristais crescem em uma camada de sal, entre seus cristais. Sal e sulfato de cobre, compostos baratos e prontamente disponíveis, e me parece muito interessante realizar um estudo para identificar condições ideais de crescimento e obter cristais regulares e grandes.
Fonte: himiklab.org.ua

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: 9 ERVAS PARA PLANTAR EM AGUA (Novembro 2024).